A EA (Electronic Arts) nunca foi conhecida pela sua preocupação com o consumidor, mas sim com a sua quase inesgotável ganância em muitos dos seus lançamentos. Pois bem, o gigantesco estúdio está neste momento a planear implementar novas formas de fazer dinheiro com os seus jogos mais populares.
EA: Pagar 70€ ou 80€ por jogo e ainda levar com anúncios publicitários!
Portanto, hoje em dia, para onde quer que vá, vai levar com anúncios publicitários. Isto acontece na TV, no YouTube, e até aqui na Leak.pt. Algo que faz todo o sentido, visto ser uma excelente forma de manter serviços 100% gratuitos para o utilizador.
Porém, os anúncios começam cada vez mais a fazer o seu caminho para produtos pagos. O que já é menos “interessante”.
Um excelente exemplo disto está nos pacotes mais baratos de subscrição de plataformas de streaming como é o caso da Netflix ou Amazon Prime, e ao que tudo indica, vai aparecer um outro exemplo ainda mais esclarecedor nos jogos AAA da EA.
Sim, apesar do facto de ainda não sabermos quando, tudo indica que muitos dos jogos mais populares (e mais caros) da EA vão receber uma nova camada de anúncios publicitários para aumentar as receitas do estúdio. Aliás, ainda nem sabemos muito bem como é que estes anúncios vão funcionar.
Porém, conhecendo a EA, não me admiraria nada de ver anúncios completamente desfasados da realidade a enfeitar estádios ou equipamentos de equipas de futebol em um qualquer EA FC do futuro, por exemplo.
Os jogos estão a ficar muito caros no lado do desenvolvimento… Mas… Será isto solução?
Como deve imaginar, esta é uma jogada perigosa. Os jogos AAA já chegam às prateleiras a 70€ ou 80€. Não é uma quantia de dinheiro desprezível, e como tal, não é de todo o veículo apropriado para tentar ir buscar algum dinheiro extra.
Porém, a realidade é que estes jogos estão cada vez mais equiparados a grandes produções cinematográficas de Hollywood, e como tal, num mundo em que pedir mais de 70€ ou 80€ é um grande não, é preciso ir atrás de outras fontes de receitas.
Empresas como a EA continuarão a perseguir os lucros e o resultado final das contas será sempre uma prioridade.
Isto pode ter uma vantagem!
Há muito que se fala no aumento do preço de jogos… Os anúncios podem vir a ser a derradeira barreira para evitar que isso aconteça durante esta geração de consolas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!