É muito normal, quando um PC Desktop ou portátil começa a ficar com alguns anos em cima, que este comece a parecer lento. E por isso, incapaz de continuar a servir como uma ferramenta de trabalho (ou de jogo eheh) para o nosso dia-a-dia.
Mas isto não significa que seja um ‘efeito’ da passagem do tempo! Na verdade, não há grande coisa que possa fazer para evitar que este fenómeno aconteça. Isto a não ser ter noção da máquina que tem. Do que ela é realmente capaz de fazer. (E claro, fazer uns quantos upgrades aos componentes!)
É possível evitar a lentidão de um PC ao longo dos anos?
Portanto, muito resumidamente, um PC não fica mais lento ao longo do tempo, a não ser que existam problemas derivados a avarias.
O que pode acontecer, é algo que também acontece no mundo dos smartphones. Ou seja, quando os aparelhos com alguns anos começam a parecer mais lentos… A culpa não é do hardware, mas sim do software.
Muito resumidamente, um computador, smartphone, ou até mesmo um simples smartwatch, não perde performance ao longo do tempo! O software é que fica mais completo, avançado, e por isso, mais exigente. Afinal de contas, as equipas de desenvolvimento de software estão sempre a melhorar os seus produtos, tendo como base o hardware mais recentemente lançado, que claro está, é mais poderoso.
Até o Windows 10, o sistema operativo mais popular do mercado, recebe dezenas ou até centenas de pequenas atualizações todos os anos. Mudanças que o hardware da sua máquina terá de saber lidar com. (E que normalmente até trazem vários problemas para cima da mesa!)
Como é que podemos evitar um aumento da lentidão?
Na verdade, é muito simples! Apenas precisa de evitar ir além daquilo que o seu sistema computacional foi pensado e produzido para fazer no dia-a-dia. Além disto, no mundo dos computadores Desktop também é possível trocar alguns componentes chave para dar uma nova vida à máquina.
Por exemplo, usaria uma placa gráfica com 10 anos para jogar um jogo lançado em 2021? O jogo até pode iniciar e ser jogável… Mas certamente que não irá ter a mesma performance relativamente a um PC equipado com um Ryzen 5800X e uma RTX 3080.
Ou outro exemplo do mundo dos smartphones… O iPhone 6S! Um aparelho que ainda suporta a versão mais recente do iOS apesar de ter sido lançado em 2015. Contudo, se perguntar a um dos utilizadores deste smartphone, provavelmente a grande maioria pensa que o aparelho ficou mais lento com o passar dos anos. O que não é verdade, as aplicações e até o próprio sistema operativo, é que ficaram mais pesadas com as sucessivas atualizações. Que por sua vez trouxeram novas e inovadoras funcionalidades.
É uma realidade do mundo da tecnologia, que tem de saber lidar com. O hardware não muda depois de comprado e montado, mas o software está em constante evolução.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!