Apesar da estratégia de marketing das muitas fabricantes Automóveis do Mundo, nunca ficou muito claro se um carro elétrico é assim tão mais amigo do ambiente em relação a um carro tradicional a combustão. Ao fim ao cabo, apesar do carro elétrico não usar combustíveis fósseis para se mover no dia a dia, a verdade é que a eletricidade que o alimenta pode mesmo ter sido produzida em centrais que usam estes combustíveis.
Além disso, temos também de ter em conta algo que muita gente não mete na equação… A produção das enormes baterias também produz um nível de CO2 por vezes muito maior do que aquilo que um carro a combustão produz em todo o seu ciclo de vida.
Dito tudo isto, temos finalmente um estudo fidedigno a oferecer a tão desejada resposta!
Os carros elétricos produzem mesmo menos CO2!
Portanto, ao reunir dados de 59 regiões diferentes do mundo, que equivalem basicamente a 95% do mundo automóvel. Os investigadores descobriram que em média, os carros elétricos ajudam a baixar os níveis de CO2 nestas mesmas regiões.
Aliás, com a produção de energia elétrica a ficar cada vez mais eficiente. Ou com os países a fugir da produção de energia via combustíveis fósseis, o ponteiro da balança irá mover-se ainda mais para dar uma vantagem avassaladora à nova geração de veículos. Para ter noção do que estou a dizer, na Suécia e França, que apostaram forte e feio na energia renovável e energia nuclear… Um carro elétrico pode conseguir emitir menos 70% em relação aos tradicionais carros a gasolina e gasóleo!
No entanto, no outro lado da moeda, temos a Polónia, onde a produção de energia ainda é muito dependente do carvão. Aqui, os carros elétricos ainda ficam em desvantagem. Em suma, os elétricos têm a vantagem em 95% do globo, algo que deverá melhorar nos próximos tempos, com uma lenta mas segura caminhada rumo à eliminação dos combustíveis fósseis tanto nas estradas como nas centrais elétricas.
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