É do conhecimento geral que utilizar o telemóvel enquanto conduz não é uma ideia inteligente. Mas esta pode não ser a única atividade relacionada com o automóvel em que o seu telemóvel pode ser perigoso. Já deve ter reparado em sinais na bomba de gasolina a avisar contra a utilização de telemóveis enquanto abastece o seu veículo. Mas será que existe mesmo perigo em utilizar o telemóvel nas bombas de gasolina?
É mesmo perigoso utilizar o telemóvel nas bombas de gasolina?
A ideia geral por detrás destes avisos é que a descarga eléctrica dos telemóveis e dispositivos semelhantes criará faíscas que podem resultar num incêndio ou explosão. Isto enquanto estiver na bomba. Parece-lhe suficientemente credível, certo? Bem, aos olhos dos especialistas, estes avisos são um pouco rebuscados. Numerosos testes realizados com o objetivo de simular uma série de cenários em que um telemóvel poderia provocar um incêndio enquanto se abastece de gasolina não resultaram em nada.
De facto, de acordo com os especialistas a probabilidade de um telemóvel provocar um acidente deste tipo é praticamente inexistente. Há demasiados factores que têm de se alinhar para que seja extraordinariamente raro.
Utilizar o seu telemóvel enquanto abastece não é tão perigoso como possa pensar. De facto, muitos especialistas observaram que muito mais incêndios em bombas de gasolina são iniciados pela descarga estática de indivíduos que voltaram a entrar nos seus carros durante o abastecimento e tocaram no bocal quando saíram. No entanto, embora seja altamente improvável que a utilização do seu telemóvel na bomba cause uma explosão, continua a não ser a melhor ideia ter os olhos colados ao ecrã enquanto abastece.
À semelhança do que acontece quando conduz, falar, enviar mensagens de texto ou navegar em aplicações enquanto abastece pode distraí-lo de potenciais perigos à sua volta, como gasolina derramada, deixar o motor ligado ou esquecer-se de retirar o bico. Oui seja, manter-se afastado do ecrã continua a ser um passo importante a dar quando abastece o seu carro.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!