e-Mail: Quem inventou ou escolheu o @!?

É algo que vemos todos os dias, mas muito honestamente, pouco ou nada nos salta à vista, por ser algo já tão enraizado no mundo da Internet. Estamos a falar do símbolo @, que separa o nosso nome de utilizador, do domínio do nosso e-mail.

Claro que este símbolo tem hoje em dia outras funções, mas foi inventado pelo criador do e-Mail, para isso mesmo, ser um dos símbolos críticos daquela que seria uma nova era na comunicação escrita.

e-Mail: Quem inventou ou escolheu o @!?

Portanto, o símbolo @ foi escolhido pelo próprio criador do e-mail, O Norte-Americano Ray Tomlinson, que além de extremamente inteligente, também tinha uma barba impecável.

Ray Tomlinson – O criador do e-mail

Dito isto, em 1971, o programador trabalhava numa empresa contratada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, tudo de forma a implementar a rede ARPANET. A rede que caso não saiba, é a “mãe” da Internet que tão bem conhecemos hoje em dia.

Pois bem, Ray Tomlinson passava boa parte do dia a enviar mensagens testes para ele mesmo e para os seus colegas de trabalho. Chegando à conclusão, durante todos estes testes, que era preciso indicar que o utilizador a enviar a mensagem estava num computador fora da rede local. Foi aqui que o @ cresceu para a popularidade a sério, porque na altura, já significa “at”, ou seja “ali”.

Ou seja, o @ apenas aponta onde está utilizador como é o exemplo de “nuno@leak.pt”, que significa o “nuno” que está na Leak.pt.

Em suma, consegue imaginar um mundo em que o @ não significava nada disto e estávamos todos a usar um outro qualquer símbolo. Bastava que Ray Tomlinson tivesse escolhido outra coisa qualquer, e era isso que usávamos agora.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também