É isto que acontece se não atualizar o seu iPhone! Vai arriscar?

Todos os anos, a Apple lança actualizações do iOS para os utilizadores do iPhone. A maior parte delas inclui correcções regulares de erros ou patches de segurança. Os utilizadores também recebem uma atualização importante por volta de setembro, quando a Apple lança novos iPhones. O principal objetivo destas actualizações é proporcionar e manter uma experiência suave para os utilizadores do iPhone. No entanto, algumas pessoas tendem a não descarregar e instalar as últimas atualizações de software nos seus iPhones. Mas a verdade é que é isto que acontece se não atualizar o seu iPhone.

É isto que acontece se não atualizar o seu iPhone! Vai arriscar?

Perde correções de erros e melhorias gerais de desempenho

O que acontece ao seu iPhone quando não o atualiza depende em grande medida da duração da atualização. Por exemplo, se não descarregar a atualização mais recente, o iPhone pode funcionar bem, a menos que a atualização corrija um problema de segurança crítico, que iremos abordar. No entanto, se não atualizar o iPhone durante meses, começará a deparar-se com muitos erros e problemas de desempenho.

não atualizar o iPhone

Embora as correções não só eliminem os erros, também melhoram o desempenho geral de um iPhone. Como resultado, continuará a ter problemas se não o fizer, enquanto outros que instalaram a versão mais recente do iOS simplesmente não os terão. Em conclusão, não terá a melhor experiência se não atualizar o seu iPhone.

A Apple tende a adicionar novas funcionalidades com as actualizações do iOS

Embora os bugs sejam a primeira coisa que acontece quando não atualiza o seu iPhone, não poderá utilizar as novas funcionalidades do iOS. Com pequenas actualizações a Apple não só corrige erros e outros problemas, como também lança novas funcionalidades. Por exemplo, o iOS 15.1 veio com o SharePlay. Esta funcionalidade permitia que os utilizadores do iPhone visualizassem conteúdos de aplicações como a Apple TV, Apple Music e outras plataformas suportadas durante uma sessão FaceTime.

Já a capacidade de desbloquear iPhones usando o Face ID chegou com o iOS 15.4. Agora, se ainda estiver a utilizar o iOS 15.0 ou outro mais antigo, não pode utilizar nada isto. Isto já para não falar do que está no iOS 16 e afins.

Está a colocar os seus dados em risco

Muitas vezes, as actualizações do iOS contêm correções para vulnerabilidades de segurança que podem permitir que hackers e pessoas mal intencionadas tenham acesso a privilégios do kernel. Para se ter uma ideia, o kernel refere-se ao núcleo do sistema operativo de um dispositivo que gere quase todas as operações no seu dispositivo. É responsável pela gestão dos recursos de hardware do iPhone, como a RAM e a CPU, e pelas aplicações instaladas. Assim, ao obter acesso, os malfeitores podem aceder ao seu iPhone, incluindo às funções de hardware, como armazenamento, transmissores de dados e muito mais.

iOS 16 iPhone 7

Embora a Apple faça o seu melhor para manter estes problemas sob controlo, alguns deles acabam por entrar na versão final do iOS que é lançada para os utilizadores. Os criminosos nem sempre têm conhecimento de todas as vulnerabilidades e a Apple consegue corrigi-las a tempo. No entanto, as falhas de segurança exploradas ativamente antes de a empresa as poder corrigir são chamadas vulnerabilidades de dia zero. Depois, há outras vulnerabilidades específicas de aplicações e serviços, como o browser Safari, o HomeKit da Apple, o iCloud e outros.

Sugestões para uma experiência de atualização do iPhone sem problemas

Se mudou de ideias e quer atualizar o seu iPhone, deve ter em conta alguns aspectos. Em primeiro lugar, é sempre melhor criar uma cópia de segurança dos seus dados antes de instalar uma atualização do iOS. Pode criar uma cópia de segurança no seu MacBook, no iCloud ou em qualquer outro disco rígido. Em segundo lugar, certifique-se de que o iPhone está ligado a uma rede Wi-Fi, para não gastar o seu limite de dados e para que a atualização não demore muito tempo.

Antes de descarregar uma atualização ou de a instalar, verifique se o iPhone tem bateria suficiente. Se a bateria ficar com pouca carga, o dispositivo informa-o para ligar a uma fonte de alimentação. Por fim, se estiver demasiado cético em relação a uma atualização, consulte a Comunidade de Suporte da Apple, as redes sociais e as plataformas de microblogging para ver se existem tópicos relacionados. Se outros utilizadores enfrentarem problemas com a atualização, é melhor esperar até que a Apple os corrija por meio de uma atualização.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também