O mercado automóvel mundial está a passar por uma fase bastante complicada devido ao impacto da pandemia nesta indústria. Afinal de contas, a grande maioria das fabricantes continua a não conseguir meter as mãos em componentes essenciais, como são os microchips.
Dito isto, devido à quebra no fornecimento dos semicondutores, muitas empresas automóveis viram-se obrigadas a fechar linhas de produção durante algumas semanas. O que não só afeta as encomendas em espera, como também está a afetar um dos mercados mais populares do nosso país. Adivinha qual? O mercado de automóveis usados.
Afinal de contas, agora é quase impossível chegar simplesmente a um stand e escolher um carro à sua medida. Isto porque se não escolher o que há, vai ficar numa lista de espera enorme, à espera do que poderá ou não chegar.
Em suma, como não há carros novos, os consumidores estão a virar-se para os usados.
Falta de carros novos aumenta a procura por carros usados!
Ora bem, tal como todos os mercados, a procura é um dos pontos que mais influencia o preço. Assim sendo, o comprador mais ansioso e que precisa de um carro “para amanhã”, vê se agora obrigado a olhar para o mercado de usados.
Desta forma, com a maior procura pelos usados e a falta de carros novos, algo impensável está mesmo a acontecer. Os carros usados estão a ficar cada vez mais caros!
Assim, em poucas palavras, a procura por carros usados vai começar a limitar também a quantidade de boas unidades em segunda mão. Por isso, se precisa de um carro, o melhor é mesmo fazer-se à estrada e procurar a melhor opção. Porque os preços vão aumentar, e ninguém sabe muito bem quando poderão voltar a descer.
Fabricantes estão a priorizar a construção de carros 100% elétricos!
As restrições cada vez mais fortes sobre as emissões de CO2, afeta cada vez até as gigantes do mundo automóvel. Afinal, não ficar abaixo destas normas equivale a receber uma coima gigantesca no final do ano. Assim, claro está para isto não acontecer as empresas estão a priorizar os novos modelos 100% elétricos!
Em suma, o preço está a aumentar quando falamos no mercado de usados, mas não acaba por aqui. Isto porque, de momento o impacto é maior nos usados, mas até os carros novos estão a ter cada vez menos descontos e a subida de preço é apenas uma questão de tempo.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!