Dropbox acabou com a opção de armazenamento ilimitado!

O serviço de armazenamento Dropbox está a acabar com a sua opção ilimitada. Este decisão, segundo a empresa, deve-se a um pequeno grupo de clientes que estava a utilizar grandes quantidades de recursos que tinham o potencial de degradar o serviço na cloud para o resto dos seus clientes.

Dropbox acabou com a opção de armazenamento ilimitado!

O plano de armazenamento de nível mais elevado da empresa, “todo o espaço de que necessita”, será limitado a cerca de 5 terabytes por utilizador. Isto para os novos clientes, informou a empresa num artigo inicialmente partilhado com a Bloomberg. É espaço suficiente para guardar cerca de 33 milhões de documentos, segundo o Dropbox.

Embora o plano tenha sido concebido para empresas, alguns clientes estavam a utilizá-lo para a extração de criptomoeda. Também para partilhar o armazenamento com estranhos ou para revenderem o serviço na cloud. Esses usos “frequentemente consomem assim milhares de vezes mais armazenamento do que nossos clientes comerciais genuínos, o que corre o risco de criar uma experiência não confiável para todas as pessoas” referiu o Dropbox.

Com mais de 18 milhões de utilizadores pagantes, o Dropbox é uma das empresas mais conhecidas no sector do armazenamento na cloud. Entretanto apresentou 2,5 mil milhões de dólares em receitas anuais recorrentes durante os lucros do segundo trimestre fiscal, em 3 de agosto. A empresa tem trabalhado para se expandir para além do armazenamento com serviços de gestão de documentos e ferramentas específicas de vídeo.

A mudança surge depois da Google também ter imposto limites. Mesmo no suposto plano ilimitado. Ora quando isto aconteceu algumas pessoas ameaçaram passar para o dropbox. No entanto, parece que essa alternativa deixou de o ser.

Entretanto de acordo com o novo plano do Dropbox, cada terabyte adicional custará cerca de 8 Euros por mês. Isto em comparação com o plano anterior de “tanto espaço quanto necessário”, que custava 24 Euros por mês. No entanto os utilizadores atuais com menos de 35 terabytes – mais de 99% dos clientes do plano mais caro – poderão manter o seu armazenamento atual ao mesmo preço durante cinco anos.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também