Por alguma razão, as drivers gráficas das placas Intel Arc têm o dobro do tamanho das drivers gráficas da AMD e da NVIDIA. O que é muito estranho… Afinal de contas, enquanto a AMD e NVIDIA têm de suportar várias gamas de placas gráficas, baseadas em arquiteturas diferentes, a Intel apenas tem uma única geração no mercado.
Drivers da Intel têm o dobro do tamanho da AMD ou NVIDIA
Portanto, enquanto as drivers mais recentes da NVIDIA (528.02) têm 788MB, e as drivers mais recentes da AMD Radeon (Adrenalin 23.1.1) têm 590MB, as drivers gráficas da Intel (Arc 31.0.101.4034) chegam aos 1.2GB.
É normal ver drivers NVIDIA a ocupar mais espaço, porque temos de ter em conta o pacote GeForce Experience, que é obrigatório em cada instalação. Mas no caso da Intel, é um completo mistério! Especialmente porque a NVIDIA traz suporte a todas as placas gráficas até às velinhas GTX 600 de 2012, isto enquanto a AMD também vai até a 2012 para dar suporte às velhas HD 7700.
A Intel só tem de dar suporte a uma única gama de placas gráficas, e como se isto não fosse suficente, enquanto a AMD e NVIDIA têm suporte a DirectX 9, 10, 11 e 12, bem como Vulkan, OpenGL, e outras APIs gráficas, a Intel apenas tem suporte completo a DX12, e limitado a versões mais antigas. (Este é, na verdade, o grande ponto fraco das placas gráficas Intel Arc).
Será que este suporte limitado a APIs significa muito código mal otimizado? Ou será que também temos suporte às placas Integradas Xe? A primeira hipótese faz sentido, mas é desapontante se for verdade. Já a segunda não faz grande sentido, porque a AMD também tem suporte a iGPUs e APUs nas suas drivers Adrenalin.
Talvez a Intel esteja a ser apenas naba, e precisa de tempo para otimizar e baixar o tamanho das suas drivers? Vamos esperar para ver!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!