No mês passado, a Apple atualizou alguns dos seus tablets, introduzindo o iPad Pro M4 e o iPad Air M2. Inicialmente, a empresa de Cupertino afirmou que o último modelo possui uma gráfica com 10 núcleos. Semanas depois, a Apple atualizou discretamente o seu site para refletir que a GPU do iPad Air M2 na verdade possui apenas nove núcleos. Uma vez que o iPad Air M2 foi lançado há mais de 15 dias, os clientes do dia do lançamento estão agora presos a modelos diferentes do que pensavam.
Apple fez downgrade ao iPad Air M2 e não disse nada a ninguém
De facto, a Apple atualizou discretamente a página de especificações técnicas do iPad Air M2. Assim reduziu o número de núcleos da GPU em um. No momento em que este artigo foi escrito, o comunicado de imprensa original e outros documentos de apoio ainda faziam referência à GPU de 10 núcleos. Algo que por razões desconhecidas, escapou.
Há uma semana, um Redditor efectuou testes de benchmark. Nessa altura verificou que a GPU do iPad Air M2 é 10% mais lenta do que a do iPad Pro M2. Entretanto isto confirma que o iPad Air deste ano tem, de facto, um chip inferior. Dado que a Apple concebeu originalmente os chips M2 com GPUs de 8 e 10 núcleos, é possível que o iPad Air tenha uma versão reduzida da variante de 10 núcleos.
A Apple oferece aos seus clientes uma janela de devolução de 15 dias, sem perguntas. Uma vez que o iPad Air chegou a 15 de maio, aqueles que o compraram no dia do lançamento já não o podem devolver à Apple Store. Ainda não se sabe se a Apple vai oferecer excecionalmente uma janela de devolução alargada para este modelo. Isto porque anunciou falsamente uma GPU de 10 núcleos quando os primeiros clientes o compraram.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!