Doutor Google? É coisa do passado! ChatGPT faz de médico!

A Internet está a passar por uma onda de loucura, graças ao sucesso dos motores IA, como é o caso mais específico do ChatGPT, uma ferramenta que é capaz de manter uma conversa, é capaz de responder a muitas questões de forma correta, e pelos vistos, num futuro próximo, pode mesmo começar a roubar alguns empregos, até alguns super especializados. Consegue imaginar utilizar um motor IA como advogado, ou até como médico?

Afinal de contas, o ChatGPT já consegue passar alguns exames de início de atividade, como é o exame USMLE dos Estados Unidos. Sabe que exame é este? USMLE = United States Medical Licensing Exam. Sim, leu leu! É o exame que dá a licença médica nos Estados Unidos.

Futuro da IA: Imagina ir ao médico, mas ser atendido pelo ChatGPT?

Portanto, dentro de muito pouco tempo, vai ser possível começar a apontar apenas as tarefas que estas plataformas não conseguem fazer, em vez daquelas que conseguem. Afinal de contas, o ChatGPT, que é apenas o início da coisa, ou melhor, a ponta do Iceberg, já consegue passar os exames das escolas de direito e gestão de empresas nos Estados Unidos, e pelos vistos, a mesma plataforma já passa (quase) sempre, no exame de licença médica no mesmo país. Porém, os seus resultados não são nada de especial… Por enquanto!

Como é que isto aconteceu? Bem, a equipa de investigadores ‘alimentou’ o motor de IA com 350 da questões de exames passados, e depois testou a tecnologia com 3 exames diferentes. O ChatGPT foi capaz de responder corretamente entre 52% e 75%. Para passar, é necessário chegar aos 60%.

60% é pouco? Sim, é. Porém, passar num exame tão complicado como este, já é absolutamente incrível, sendo também algo que nos faz pensar no futuro de uma forma um pouco diferente. Afinal de contas, consegue imaginar ir ao médico, e não estar lá ninguém para o atender? Apenas um monitor? Ou melhor, ir ao médico sem sequer sair de casa?

Isto tem piada, porque qualquer profissional do mundo da Medicina conhece o velho ‘Doutor Google’. Ou seja, percebem perfeitamente quando o paciente andou a pesquisar os sintomas na Internet. Mas isto… Isto é completamente diferente! Isto não são pesquisar ordinárias. São respostas pensadas, feitas a problemas complexos.

Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião sobre tudo isto? Consegue imaginar um futuro em que ir ao médico, significa entrar numa app? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também