Ter uma boa noite de sono é importante por muitas razões. São disso exemplo a redução do stress, a melhoria da saúde do coração e a diminuição do risco de desenvolver doenças como a diabetes tipo 2, a hipertensão arterial e o AVC. No entanto, apesar de todo o bem que o sono pode fazer ao corpo, a maioria das pessoas dorme menos de sete horas. Além disso, 30% sofrem de insónias, sendo que 10% referem que as suas insónias são suficientemente graves para afetar a sua vida quotidiana. Se sofre do mesmo mal atenção a estes truques que vão ajudar a dormir um pouco mais depressa.
Método de respiração 4-7-8
Este método 4-7-8 é um exercício de respiração consciente concebido para reduzir o stress e promover o relaxamento. A técnica consiste em inspirar durante quatro segundos, manter a respiração durante sete e depois expirar contando até oito. Utilizar este método antes de dormir (ou em qualquer altura em que se sinta stressado) pode ajudar a diminuir a ansiedade, baixar a pressão arterial e promover o relaxamento para o ajudar a adormecer.
Usar meias na cama
Ir para a cama com os pés frios pode ser suficiente para o manter acordado por si só. Mas não é apenas a sensação de desconforto que vem com os dedos dos pés congelados; há também uma razão médica por detrás dos seus pés frios que perturbam o seu sono. Os pés frios podem fazer com que a temperatura do seu corpo aumente à medida que o sangue flui para os aquecer. Como resultado, o seu corpo não consegue arrefecer adequadamente, o que perturba o seu ritmo circadiano.
Utilizar um cobertor com peso
Originalmente desenvolvido como uma ferramenta terapêutica para ajudar pessoas com distúrbios sensoriais e autismo, os cobertores com pesos têm vindo a ganhar mais popularidade nos últimos anos. A compressão oferecida por estes cobertores pode ajudar a regular funções corporais como o ritmo cardíaco, a tensão arterial e até a digestão. Além disso, os cobertores pesados podem ajudar a reduzir a ansiedade e ajudar as pessoas a adormecer e permanecer dormindo com maior facilidade.
Método militar
O Método do Sono Militar é algo que pode treinar para adormecer numa questão de minutos. O nome vem do facto de a técnica ser utilizada por soldados que estão habituados a fechar os olhos onde e quando podem. É um processo que envolve respirar profundamente, relaxar o corpo dos ombros para baixo e limpar a mente. Além disso, uma pessoa que tenta este método precisa de se concentrar num mantra de duas palavras: “Não pense”. Repetir isto vezes sem conta permite que a mente se liberte de distrações e evita que os pensamentos negativos se insinuem e interrompam o sono.
Arrefecer o quarto
Quando se trata da hora de dormir, a imagem que muitas pessoas têm na cabeça é a de estarem aconchegadas e quentinhas debaixo dos cobertores. No entanto, o facto de estar demasiado quente e tostado pode reduzir o seu tempo de sono mais do que gostaria. Um quarto mais fresco pode baixar a temperatura central do corpo e ajudar na produção de melatonina, sinais de que está na hora de dormir. Isto vai ajudar a dormir mais depressa.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!