Dormir com fones (earbuds) pode ser um grande perigo!

É uma tendência que está cada vez mais na moda. As pessoas estão a apostar nos earbuds, ou se preferir nos auriculares para adormecer. Curiosamente em muitos casos nem é para ouvir música. Uns apostam neles pelo facto de terem um sistema de cancelamento de ruído. Outros porque apostam no chamado White Noite como forma de relaxar. Seja qual for a razão dormir com fones (earbuds) pode ser muito perigoso!

Dormir com fones (earbuds) pode ser um grande perigo!

A bem da verdade os fones podem ajudar muito a adormecer, sobretudo porque dependendo do que escolhemos para ouvir, são uma das melhores formas de relaxarmos. No entanto, os riscos podem superar os benefícios.

fones dormir, fones

Para ouvirmos música com os earbuds temos de os inserir nos nossos ouvidos. Ora isto abre a porta a problema de audição e também a muitas infecções. E isto é algo que tem ocorrido com frequência nos últimos anos.

O que leva as pessoas a dormirem com os fones também denominados por earbuds?

Como referi acima o principal objetivo é relaxarem para depois conseguirem adormecer. No entanto há outras razões muito mais fortes. Em algumas casas o ambiente é calmo e silencioso quando chega a hora de dormir. Noutras é o terror com berros e outros sons por todo o lado. Por esse motivo várias pessoas recorrem a eles, sobretudo pelo cancelamento de ruído. De facto é eficaz, até para não ouvirmos quem está ao nosso lado a ressonar. Ou o nosso próprio ressonar.

Mas os fones são também utilizados para podermos ouvir música à noite sem incomodarmos os outros.

Ou seja, estes pequenos aparelhos podem ser muito úteis e até ajudar-nos a resolver muitos problemas de saúde como insónias e outras condições.

Há um grande perigo à espreita

Existem muitos perigos caso resolva apostar nos fones (earbuds) para adormecer.

Surdez

Quando pensamos em surdez achamos que as causas principais são sons muito fortes, acidentes ou explosões. No entanto isto não corresponde à verdade. Uma das principais casas é mesmo a utilização de earbuds.

Quando estamos conscientes (leia-se) acordados, é fácil deixarmos o volume dentro de valores aceitáveis. Mas a dormir o volume pode subir e nem nos apercebemos. Para além disso, se estivermos a dormir durante dez horas, vamos estar a ouvir música ou seja o que for durante esse período de tempo.

Otite externa

A otite externa é outro dos grandes problemas causados pelos fones. É que facilmente o canal auditivo fica inflamado devido aos auriculares. Aliás a 15 de Novembro de 2021 circulou uma informação na Internet avançada pelo site Android Central a revelar que um número alarmante de utilizadores ficaram com infecções nos ouvidos depois de utilizarem os Samsung Galaxy Buds Pro e Galaxy Buds 2.

note 20 ultra, buds, fones dormir, earbuds

A otite externa é uma condição normalmente causada por algo chamado ouvido do nadador, uma vez que também exposição repetida deste canal à água pode levar ao mesmo problema.

O canal auditivo é muito delicado e de facto, meter dispositivos dentro do ouvido pode sempre dar mau resultado. Lembro-me de um Otorrino me dizer que só se deve mexer no ouvido com o cotovelo. Percebe o que quero dizer não é?

Problemas com cera

De acordo com um estudo de 2021 outro dos problemas está relacionado com a cera. Ter os earbuds nos ouvidos durante um longo período de tempo pode levar à produção de um excesso de cera. Escusado será dizer que isto causa desconforto e pode levar a problemas de audição.

O que fazer?

Bem, as melhores alternativas é optar por algo que não tenha literalmente de enfiar dentro dos ouvidos. Se houver a possibilidade de se utilizar uma coluna externa com um som muito baixinho seria o ideal.

No entanto e não sendo possível até há almofadas com colunas.

De resto não há mais soluções mágicas a não ser alterar o estilo de vida. Fazer algumas alterações permite melhorar o seu estilo de vida.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também