Nas semanas que antecederam a inauguração de dia 20 de janeiro, tivemos muita conversa à volta daquilo que poderia ser uma reserva estratégica baseada em Bitcoin. O que poderia levar esta moeda, e de facto todas as outras moedas, a um nível de importância nunca antes visto no mercado.
Mas, não foi isso que Donald Trump fez durante o dia de ontem. Pelo menos ainda não.
Donald Trump já começou a mexer nas criptomoedas
Antes de mais nada, é preciso salientar que nada daquilo que vou escrever serve como aconselhamento financeiro. Vamos apenas comentar o assunto, e talvez divagar um pouco sobre o que poderá ou não acontecer num futuro breve.
Dito tudo isto, a partir de uma nova ordem executiva altamente antecipada pela comunidade de criptomoedas. O presidente Trump lançou o seu primeiro conjunto de ações que regem ativos digitais.
No entanto, apesar dos muitos rumores a circular de antemão e que afirmavam que o Presidente iria criar uma reserva de criptomoedas. As coisas não chegaram ainda a esse ponto, pelo menos ainda não. O presidente Norte-Americano quer de facto analisar o mercado, e para isso anulou criou um novo grupo de trabalho para os mercados digitais. Além disso, também avançou com a proibição de moedas digitais nos bancos centrais (CBDC).
Mais concretamente, esta ordem executiva começa por anular uma outra ordem de Presidente Biden de Março de 2022, que por sua vez tinha como objetivo assegurar o desenvolvimento responsável de activos digitais. Além disso, também existia o objetivo de desenvolver uma moeda digital do banco central (CBDC), que basicamente seria uma versão digital da moeda fiduciária.
O que vai acontecer?
O novo grupo de trabalho vai avaliar a potencial criação e manutenção de uma reserva nacional de activos digitais e proporá critérios para o estabelecimento dessa reserva, potencialmente derivada de criptomoedas legalmente apreendidas pelo Governo Federal através dos seus esforços de aplicação da lei.
Mais concretamente, Donald Trumo quer que esta equipa avalie todas as regras e regulamentos em torno das moedas digitais, ao mesmo tempo que recomendam critérios.
A ideia pode de facto ir de encontro a um stock nacional de ativos digitais, onde deverão ser adicionadas stablecoins, que estão indexadas a moedas e mercadorias e conferem à reserva mais estabilidade do que as encontradas nos mercados de criptomoedas.
Mercado já respondeu?
Curiosamente, logo a seguir ao anúncio, o mercado recuou um bocado. Mas, durante a manhã desta sexta-feira, todo o mercado de criptomoedas parece estar a subir um pouco à medida que os níveis de confiança também aumentam.