Não é novidade para ninguém que a TSMC domina o mundo da produção de chips de alta performance no mundo da tecnologia atual. Sendo exatamente por isso que a Apple avançou com muitos milhões de euros, para conseguir ter um acesso previligiado às linhas de 3nm da fabricante sediada em Taiwan.
Mas, para ter uma simples noção da quantidade de produto que sai das linhas da TSMC para as fábricas da Apple, é boa ideia olhar para a quota de cada grande cliente. A Apple domina com 25%.
Tem ideia do domínio da Apple na TSMC? É mesmo qualquer coisa!
Portanto, temos agora uma ideia da ocupação das linhas da TSMC por cliente. Assim, se acha que a NVIDIA, AMD, entre outras, lançam uma imensidão de produtos cá para fora, vai ficar inegavelmente impressionado com o nível de investimento da Apple.
Afinal de contas, até a Qualcomm que dá vida à grande maioria dos smartphones Android, e também fornece modems à própria Apple… Nem aparece no Top 3 de maiores clientes da gigante da produção de chips!
Top 3 – TSMC:
- Apple – 25%
- NVIDIA – 11%
- AMD – 7%
Entretanto, em termos de linhas, os mais antigos processos de 7nm e 5nm continuam imensamente populares. O que muito se deve ao facto da NVIDIA e AMD produzirem a grande maioria dos seus produtos nestes nós! Onde temos de incluir as extremamente populares placas de aceleração IA, como são os exemplos dos GPUs NVIDIA A100 e H100, bem como os mais recentes GPUs Instinct MI250 e MI300 da AMD.
Porém, os 3nm vão ganhar mais força nos próximos tempos! Isto à medida que a Apple passa toda a sua produção para este nó, e claro, também a Qualcomm e MediaTek deverão começar a apostar exclusivamente neste processo mais poderoso e mais eficiente para os seus produtos mais apetecíveis.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!