Doces de Natal? Isto ajuda a regular o açúcar no sangue!

A Diabetes Tipo 2 pode ter um efeito pouco significativo no corpo, caso os níveis de açúcar se mantenham regulados. A propósito disto um estudo revelou que é possível baixá-los rapidamente se recorrermos a uma bebida dourada logo depois de comermos. É sem dúvida uma grande notícia para quem sofre desta maleita e não só, especialmente na altura em que é difícil resistir aos doces de Natal. É que deste modo conseguimos regular com mais eficácia o açúcar no sangue.

Doces de Natal? Isto ajuda a regular o açúcar no sangue!

A Diabetes de Tipo 2 é um sinal muito claro de que o corpo não está a produzir insulina como deve ser. Lembro que a insulina é uma hormona produzida no pâncreas que regular os níveis de acúcar no sangue. Sem este mecanismo, os níveis podem subir a valores perigosos. Felizmente, há algo que pode ajudar e muito.

Diabetes Tipo 2 bebida

Entretanto alimentos e bebidas específicos podem contrariar os picos de açúcar no sangue que se seguem à alimentação.

Os níveis de açúcar no sangue aumentam em resposta à transformação dos alimentos em glicose no sangue (açúcar). O chá de camomila tem demonstrado ter este efeito moderador no açúcar no sangue.

Assim, o chá de camomila é feito a partir das flores da planta de camomila (uma erva pertencente à família Asteraceae). Há muito que é utilizada nas práticas de medicina tradicional.

Ora um estudo Iraniano, publicado no jornal Nutrition, revelou que beber três copos deste chá por dia melhora os níveis de acúcar no sangue para pessoas com diabetes tipo 2.

Investigadores da Universidade de Ciências Médicas de Tabriz tentaram investigar como os efeitos do chá de camomila afetam a Glicemia (uma medida usada para determinar quanto um alimento pode afetar os seus níveis de açúcar no sangue) e níveis antioxidantes em indivíduos do tipo 2.

Para o efeito foram recrutados 64 participantes com diabetes tipo 2, todos com idades compreendidas entre os 30 e os 60 anos.

Consumiam chá de camomila três vezes por dia “imediatamente” após as refeições durante oito semanas, segundo os investigadores.

Um grupo de controlo também seguiu esta rotina, mas em vez disso beberam água.

O que os investigadores descobriram? O grupo que consumia chá de camomila tinha reduzido significativamente os níveis de hbA1c e de insulina do soro, bem como aumentado significativamente a capacidade total antioxidante em comparação com os do grupo de controlo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também