Alerta para os utilizadores do Outlook e do Gmail! Muito cuidado!

Os utilizadores do Outlook e do Gmail têm de estar atentos a uma nova mensagem que parece chegar da equipa de suporte do Facebook. Este email descoberto pelos especialistas da empresa Trustwave afirma que a nossa conta está em risco de ser apagada por termos violado as regras de funcionamento desta rede social. Entretanto para lidarmos com o problema temos de dar um clique numa ligação para alegadamente falarmos com a equipa de suporte do Facebook no Messenger. No entanto, não passa de um esquema para roubar os dados de login das vítimas.

Alerta para os utilizadores do Outlook e do Gmail! Muito cuidado!

Num dos esquemas detetado, o assunto do email dizia “nova mensagem do Facebook”.

Entretanto o email diz que a conta foi marcada para eliminação. Tudo devido a uma violação dos direitos da comunidade.

Para levar as pessoas a agirem depressa, a mensagem refere que se não agirmos em 48 horas a página acaba. Para que isto não aconteça temos de visitar a equipa de suporte.

Assim que damos um clique nessa ligação vamos para uma página falsa do Facebook onde surge um chat falso.

Facebook posts

Tudo isto foi feito para tornar o esquema mais convincente, com os utilizadores do Facebook a terem de disponibilizar o nome completo, endereço de email, nome da página e número de telemóvel.

Quem tem a autenticação de dois fatores ativada, também tem de disponibilizar esses dados.

Quando os criminosos passam a ter acesso a estes dados não só ficam fora das suas contas mas pode inclusivamente perder várias coisas.

Isto é ainda mais perigoso para quem utiliza a mesma password e nome de utilizador em todo o lado. É que deste modo as pessoas podem conseguir aceder a vários serviços adicionais.

doar através do instagram

Felizmente a Trustwave deu conta disto e o site de phishing está off.

Os chatbots são sem dúvida uma forma mais eficaz de apanhar as vítimas mas há sempre alguns sinais de alerta.

É que os avisos do Facebook não chegam desta maneira e para além disso, se formos ver o endereço de email de onde a mensagem partiu percebemos que não foi de uma fonte oficial. Ou seja, não é de nenhum endereço @facebook.com mas sim de algo muito estranho.

É por esse motivo que temos de ter muita atenção a estes emails.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também