Dispositivos inteligentes: faça isto para não entrarem em sua casa!

Muitas coisas que temos em casa estão ligadas à Internet. Afinal de contas é o preço a pagar pela conveniência. Ainda outro dia dediquei-me a criar um sistema mais controlado para ligar os equipamentos em casa por divisão e controlo por voz. No entanto, tudo isto tem um preço. É que a partir do momento em que configuramos estes sistemas passamos a estar em risco. Isto porque na maioria dos casos abrimos uma porta para a Internet. Isto torna-se ainda mais preocupante quando se trata de câmaras e dispositivos semelhantes. Assim a primeira coisa que tem de fazer é colocar trancas à porta para eliminar a grande maioria das ameaças. Assim se tem dispositivos inteligentes faça isto para não entrarem em sua casa.

A segurança Wi-Fi é fundamental

A pior coisa que um proprietário de um dispositivo doméstico inteligente pode fazer é negligenciar a segurança do seu router Wi-Fi. A palavra-passe predefinida para os routers é normalmente genérica e não é difícil para os utilizadores mal intencionados encontrarem online as palavras-passe fornecidas pelos fabricantes. Assim que ligar um novo router e concluir o processo de configuração, altere a palavra-passe para algo mais forte. Não utilize a mesma palavra-passe que está a utilizar para o Instagram em qualquer outro dispositivo. A segurança começa no router, pelo que a sua exclusividade é fundamental. Além disso, crie um novo identificador de conjunto de serviços (SSID). Este é o nome da sua rede Wi-Fi. É mais difícil para os malfeitores identificarem o seu router quando não se trata de um SSID genérico.

rede Wi-Fi Mesh, diferença entre modem e router, Wi-Fi HaLow, ligado à Internet, Wi-Fi 7 chegou, Internet sem fios falhar, ligações Wi-Fi interrompidas, Wi-Fi 7 rápido, colocar o router Wi-Fi, Wi-Fi do café, utilizar Internet às escondidas, interferências no router, ligado ao Wi-Fi mas sem Internet, velocidade de internet em casa, Wi-Fi lentidão, melhorar a ligação à rede Wi-Fi, Telemóvel a dar problemas com o Wi-Fi, truques rede Wi-Fi, ligado à sua rede Wi-Fi, Rede Wi-Fi problemas, afetam a rede Wi-Fi, sítio ideal para o router Wi-Fi, funções do Router Wi-Fi

Além disso, tem de garantir que o protocolo de segurança que o seu router utiliza está ativado e que está a utilizar o protocolo mais elevado possível. Os dispositivos mais antigos utilizam uma encriptação WPA2, mas os mais recentes são capazes de utilizar WPA3.

Autenticação de dois fatores

Se um dispositivo inteligente oferecer autenticação de dois factores aproveite. Esses métodos serão mais seguros do que utilizar apenas uma palavra-passe. Mesmo com a sua palavra-passe, quem o quiser atacar não consegue aceder à sua conta ou dispositivo sem uma forma adicional de autenticação. Normalmente, esta é uma mensagem de texto, um e-mail ou um pin, o que exige que também tenha o seu telemóvel.

Como utilizar o Google Authenticator no Android

 

Várias empresas conhecidas, como a Google e a Microsoft, têm aplicações de autenticação que pode ligar às suas contas, melhorando a proteção dos seus dispositivos domésticos inteligentes.

Mantenha os seus dispositivos inteligentes numa rede Wi-Fi separada

A maioria dos routers vem com uma banda de 2.4GHz e 5GHz. Isto dá-lhe a oportunidade de colocar os seus dispositivos IoT numa rede e os dispositivos com dados sensíveis que quer mais seguros na outra. Muitos routers também permitem que os utilizadores configurem uma rede de convidados que se destina a momentos em que os membros da família ou amigos nos visitam por um período prolongado. Dá-lhes acesso à Internet, mas mantém-nos afastados das pastas e impressoras partilhadas. Se o malware acabar por infetar uma destas redes separadas, é pouco provável que chegue à sua rede principal que contém informações pessoais.

análise google wifi: a solução mais simples para a sua internet

Evite certas marcas

Faça a sua pesquisa antes de comprar um gadget ligado à Internet. Pode querer um determinado eletrodoméstico para tornar a vida em casa um pouco mais conveniente, mas não compre uma marca sem nome só por uma questão de conveniência.

As principais marcas investem mais em segurança e garantem actualizações regulares para acompanhar os novos erros e problemas de segurança do que as empresas mais pequenas, por isso é mais seguro ficar com nomes conhecidos. Procure marcas que indiquem quais são os seus protocolos de segurança e os processos que utilizam.

Resumindo e concluindo se tem dispositivos inteligentes faça isto para não entrarem em sua casa.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também