Discos Rígidos com 30 TB! Chegam já em 2023

É cada vez mais raro ver um utilizador normal a optar por um HDD em vez de um SSD, no entanto, se acha que o desenvolvimento parou, ou ficou mais lento, no mundo dos velhos discos rígidos, está muito enganado. Ainda existem vantagens na escolha deste tipo de armazenamento, nomeadamente no custo por GB, e por isso mesmo, temos grandes fabricantes a apostar forte e feio na tecnologia.

Sendo exatamente por isso que 2023 vai ser o ano em que vamos começar a ver discos rígidos com 30TB nas prateleiras.

Discos Rígidos com 30 TB! Chegam já em 2023

hdd

Portanto, a Seagate, apesar da tendência estar mais no lado do SSD, anda a investir grandes quantidades de dinheiro, e de tempo, na tecnologia HAMR, para dar uma outra força ao HDD. Sendo exatamente por isso, que mesmos após os constrangimentos da pandemia, tudo indica que as primeiras unidades com 30TB vão chegar ao mercado mais cedo do que aquilo que seria de esperar.

O que significa HAMR?

Para o mundo dos discos rígidos, é o futuro. HAMR significa Head-Assisted Magnetic Recording, com o disco a usar um laser em cada cabeça de leitura/escrita, para aquecer um pequeno espaço no disco. A ideia é aumentar a densidade, ou seja, meter mais informação num espaço mais pequeno, ao mesmo tempo que todo o pacote continua estável.

Este tipo de disco já chegou a vários clientes, para teste, e ao que tudo indica, as primeiras drives equipadas com esta enorme espaço de armazenamento chegam às prateleiras muito provavelmente entre o segundo e terceiro trimestre. Antes disso vamos ver a chegada de modelos com 22TB e 24TB, já no início do ano.

Posteriormente, em 2024 ou 2025, vamos ver modelos com 40TB, e em 2026, modelos com 50TB.

O problema poderá ser o preço, sendo exatamente por isso que o foco da Seagate é aumentar a eficiência na produção, para baixar o custo por unidade. Afinal, se estes discos chegarem mais caros, é provável que a adoção seja muito fraca.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Ainda há futuro no HDD, ou já só vale a pena olhar para o SSD? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também