Se já conduziu um veículo antigo sem direção assistida, provavelmente compreende a importância deste sistema nos automóveis modernos. Estes componentes permitem-nos rodar o volante com um esforço mínimo, graças a um sistema hidráulico complexo e a uma série de peças interligadas. Embora hoje em dia a maioria dos veículos mais recentes utilize sistemas de direção assistida eléctrica, os sistemas hidráulicos continuam a ser incrivelmente comuns. Os sistemas de direção assistida hidráulica requerem uma manutenção regular. Para que não seja apanhado de surpresa vamos dizer-lhe quais os sinais de que a direção assistida do seu carro está com problemas.
Estes são os sinais de que a direção assistida está com problemas!
O fluido da direção assistida está sujo
A maior parte do fluido da direção assistida hidráulica deve ter uma cor vermelha intensa. No entanto, com o tempo, o fluido pode degradar-se e acumular contaminantes. Se começar a ficar com um aspeto lamacento, borbulhante, grumoso ou mesmo preto, é sinal de que precisa de substituir o fluido o mais rapidamente possível.
Estas alterações no aspeto ocorrem devido a algumas razões. A razão mais comum para o fluido da direção assistida mudar de cor é, simplesmente, a idade. Com o tempo, o fluido degrada-se e decompõe-se, absorvendo sujidade, pó e outros contaminantes que conseguem entrar no sistema. O fluido da direção assistida com aspeto castanho ou lamacento, por si só, não é normalmente motivo de grande preocupação, mas significa que tem de substituir o fluido o mais rapidamente possível.
Ouve sons estranhos quando vira o volante
Outro dos sinais mais comuns de que algo está errado com o sistema de direção assistida do seu carro é um volante ruidoso. Em condições normais, o seu volante deve rodar de forma suave e silenciosa. No entanto, se o fluido da direção assistida hidráulica estiver baixo ou contaminado, ou se existirem problemas mais graves com o sistema, pode notar que o volante faz um guincho agudo ou um gemido quando o vira. Quando causado por problemas na direção assistida, este problema deve-se normalmente à dificuldade de funcionamento da bomba da direção assistida. Sem a quantidade adequada de fluido limpo, a bomba não consegue trabalhar de forma tão eficiente e também não recebe a quantidade correcta de lubrificação.
O volante é difícil de rodar
O sistema de direção assistida hidráulica do seu automóvel funciona através da utilização de fluido pressurizado para o ajudar a virar o volante. Muitas peças contribuem para essa função, incluindo uma bomba, uma válvula rotativa, uma cremalheira e uma engrenagem e o próprio fluido hidráulico. Se alguma destas peças funcionar mal ou ficar danificada, o sistema não conseguirá funcionar corretamente e, em alguns casos, poderá deixar de funcionar completamente. À medida que o sistema de direção assistida perde a sua capacidade de pressurizar o fluido e de o ajudar a virar o volante, torna-se cada vez mais difícil para si dirigir o seu carro.
Tem fugas de fluido
Está a tirar o carro quando vê uma mancha grande e húmida no chão onde o veículo estava estacionado. Ninguém gosta de ver o seu carro a perder fluidos. Pode ser assustador e nem sempre é evidente que tipo de fluido está a verter ou de onde vem exatamente no veículo. Apesar de todos odiarmos ver os nossos carros a pingar fluido, é vital que não ignore as fugas quando elas aparecem. Inspecionar aspectos como a cor, a consistência e o cheiro pode ajudar-nos a identificar o tipo de fluido e a sua origem. Ao fazê-lo, está a evitar uma viagem dispendiosa à oficina por causa de uma condensação que pode ser inofensiva.
As fugas de fluido da direção assistida são uma das fugas automóveis mais difíceis de identificar. Isto deve-se em grande parte ao facto de o fluido da direção assistida hidráulica ser muito semelhante ao fluido da transmissão – em alguns casos, estes fluidos são exatamente os mesmos. Dito isto, existem algumas formas de o ajudar a distinguir entre os dois. Tanto o fluido da direção assistida como o fluido da transmissão são normalmente de cor vermelha viva e têm odores e consistências semelhantes. No entanto, as fugas de fluido da direção assistida tendem a deixar poças na parte da frente do seu veículo. Uma fuga na cremalheira pode deixar gotas de fluido mais atrás, mas mesmo assim, as poças devem corresponder à área entre os pneus dianteiros do seu carro.
As fugas de fluido da transmissão, por outro lado, deixam normalmente poças mais para o meio do seu veículo. As fugas de fluido da direção assistida podem deixar sujidade oleosa no compartimento do motor, enquanto as fugas da transmissão tendem a deixar o chassis sujo.
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