Diminishing Returns: Gastar mais dinheiro não significa mais performance!

O conceito de diminishing returns ou lei do ‘Rendimento Decrescente’ tem a sua base no mundo da teoria económica. Dito isto, no mundo dos PCs, basicamente significa que um aumento de performance pode não justificar o aumento de preço na aquisição de componentes para o seu computador.

Gastar mais dinheiro não significa mais performance?

pc

Por exemplo, vamos pensar em 5 placas gráficas da líder de mercado NVIDIA.

  • Gama baixa: GTX 1650
  • Média gama: GTX 1660 Super
  • Gama alta: RTX 2070
  • Entusiasta: RTX 2080
  • Ultra Premium: RTX 2080 Ti

Com esta lista em cima da mesa, podemos pensar no uso que vamos dar à nossa máquina. Ou seja, que jogos vamos jogar, e em que monitor o vamos fazer. Assim, se por acaso o seu monitor tem uma resolução FHD e está capado aos 60Hz, então a GTX 1650 será mais do que suficiente para jogar todo e qualquer jogo. Ou seja, não será necessário gastar mais dinheiro em placas mais caras, porque não vai aproveitar o acréscimo de performance.

No entanto, se tiver um monitor FHD capaz de chegar aos 144Hz, aí talvez já faça mais sentido apostar numa GTX 1660 Super. Similarmente, se tiver um monitor 1440p ou 4K, começa a fazer sentido olhar para uma RTX 2070 Super ou RTX 2080… Bem, até já pode começar a olhar para a RTX 3070 que deverá estar prestes a chegar ao mercado.

Entretanto, esta lei também se aplica à quantidade de RAM que tem no seu PC, ou até à capacidade de armazenamento. Ou seja, se apenas irá usar 16GB de RAM com as aplicações que usa no dia-a-dia, não faz sentido gastar dinheiro em 32GB. Similarmente, se nunca preenche mais do que 400GB no seu PC, não precisa de um disco rígido de 1TB.


Diminishing Returns: Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também