Como deve saber, e se não sabe pode ler este artigo, a DIGI Portugal é a nova operadora de Fibra e Internet Móvel a atuar em Portugal. Isto com o grande objetivo de ombrear com as atuais 3 grandes (MEO, Vodafone e NOS). No entanto, partir o domínio não é fácil, especialmente quando existe resistência em todas as curvas e contra-curvas.
Sendo exatamente por isso que a DIGI decidiu comprar a empresa que detinha a NOWO, a atual quarta maior operadora de telecomunicações em Portugal. Foi um investimento inteligente, mas que poderia ter sido evitado caso o mercado Português fosse justo e aberto.
DIGI: Ser a nova operadora não é fácil em Portugal!
Portanto, de forma mais concreta, a DIGI é uma operadora Romena, que já atua em Espanha, Itália, entre outros países Europeus, que em 2021 foi capaz de comprar licenças 5G no leilão realizado pela Anacom em Portugal.
Desde aí, a DIGI criou a DIGI Portugal, e tem estado a construir a sua própria rede fixa de fibra ótica, bem como uma rede móvel de quinta geração. Tendo como obrigação lançar o seu serviço ainda durante o ano de 2024. Algo que deverá acontecer, de forma faseada, já a partir do final do Verão, que costuma ser tratado como reentré para muitas empresas.
- Nota: Os testes já começaram, com a instalação de variado equipamento em casas de consumidores. Além disso, a empresa tem vindo a aumentar a sua recruta nas plataformas de procura de emprego.
Mas… Há problemas!
Portugal é um mercado estranho, envelhecido, que dá muito valor a um serviço de TV associado ao serviço de Fibra e Internet Móvel. É por isso que a LigaT também começou por oferecer apenas serviço de fibra e mais tarde foi “obrigada” a oferecer um serviço de TV. Sendo também por isso que a DIGI quer garantir um serviço de TV antes de começar a comercializar os seus serviços.
Pois bem, a aquisição dos direitos de TV tem sido um problema para a DIGI, com os acordos com os principais grupos de media, onde podemos incluir a Media Captial, a aparecerem a valores “injustos” aos olhos da empresa Romena. Sendo exatamente por isso que a mesma avançou para a compra da NOWO, que já tinha os seus próprios direitos de TV. Aliás, já existem queixas da DIGI na Autoridade da Concorrência, e na Anacom, contra a Media Capital (e outras), de forma a fazer valer os seus direitos como nova empresa neste mercado.
Porém, a compra da NOWO é apenas um penso rápido. Afinal, estes direitos precisam de renovação dentro de algum tempo. Por isso, esta é uma novela que ainda poderá dar origem a novos episódios.
Entretanto, com mais ou menos dificuldades, a DIGI Portugal parece estar pronta a lançar um serviço completo, com Fibra Ótica, Internet Móvel 5G, e também TV. O que claro está, significa concorrência a sério para a MEO, NOS e Vodafone.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!