Há algumas semanas atrás, a NOWO, que foi adquirida e está lentamente a ser absorvida pela DIGI Portugal, fez um pedido à ANACOM para passar parte do seu espectro 5G para a sua nova empresa-mãe. Curiosamente, não foi todo o espectro que está nas mãos da NOWO, porque isso significaria um investimento ainda mais avultado por parte da operadora Romensa.
Mas, a boa notícia é que a rede móvel da DIGI já está a melhorar!
DIGI – Rede móvel acabou de melhorar em Portugal!
Portanto, como estamos fartos de dizer, a DIGI chegou a Portugal e começou a mudar tudo, ou pelo menos quase tudo.
Mas, a realidade é que o serviço ainda tem algumas fragilidades.
De facto, a DIGI gostaria de ter entrado de forma oficial no mercado Português apenas no início de 2025, altura em que já teria mais antenas 4G/5G, maior cobertura de fibra ótica, melhor apoio ao cliente, e até área de cliente em app e no seu site.
Porquê em Novembro e não no início de 2025?
As obrigações do leilão obrigaram a um lançamento em Novembro de 2024, e como tal, a DIGI cumpriu.
Porém, isto também significa que o investimento em infraestrutura continua alto, e como tal, o serviço da DIGI só vai melhorar daqui para a frente.
Um dos melhores exemplos disto mesmo está no acréscimo de partes do espectro 5G da NOWO, que não só vai aumentar a cobertura da DIGI, como também vai aumentar as velocidades de download.
- Nota: Alguns utilizadores afirmam que as velocidades em 4G e 4G+ aumentaram de 20 para quase 200 Mbps.
Em suma, alguns consumidores mais atentos já notam uma maior uso de frequências na banda N3 (5+5 MHz para 15+10 MHz), o que só é possível se parte do espectro da NOWO já começou a fazer o seu caminho para a infraestrutura da DIGI.
Claro que tudo isto pode estar ainda em teste, e como tal, pode não notar grandes melhorias na sua zona. Mas uma coisa é certa, a DIGI vai melhorar imenso os seus serviços ao longo das próximas semanas/meses.