Há alguns dias atrás, na realidade algumas horas antes do lançamento oficial da oferta da DIGI em Portugal (4 de novembro), tivemos o CEO da NOS a admitir que os preços poderiam descer no imediato, isto em resposta à concorrência. Porém, apesar de ser algo aparentemente bom, isso iria sobretudo afetar o poder de investimento dentro do mundo das telecomunicações na nossa região.
Pois bem, agora temos também a CEO da MEO a afirmar que apesar de a concorrência ser sempre saudável, a Altice só compete com qualidade.
DIGI: Operadoras afirmam que não é rival. Falta qualidade!
Portanto, na ressaca do lançamento da DIGI, e de todo o seu impacto inicial no mercado Português, começamos finalmente a ter algum tipo de resposta das outras três grandes operadoras do nosso mercado.
Um bom exemplo está no discurso de Ana Figueiredo, presidente executiva da Altice Portugal (antiga PT), e empresa detentora do serviço MEO. Que por sua vez afirma que “não se está a comparar maçãs com maçãs“, e também passa a mensagem que “Nós competimos apenas com qualidade!”
Há fundo de verdade?
Como deve imaginar, apesar de ser um discurso inflamatório, a realidade é que a qualidade do serviço da DIGI, e até a cobertura do mesmo, ainda não chega aos calcanhares daquilo que a MEO, NOS e Vodafone conseguem oferecer. O que é absolutamente normal!
A DIGI é a mais recente operadora a entrar no nosso território, e apesar de algum investimento palpável já feito, ainda tem muito que fazer, para crescer, e assim anular algumas das suas desvantagens.
Ou seja, qualquer cliente que decida optar pela DIGI, fora de um grande centro populacional, vai ter obviamente de lidar com as dores de crescimento da empresa em Portugal.
Porém, a verdade é que é uma concorrência com muita vontade de ter sucesso, e que não tem qualquer medo de investir no nosso território. Por isso, apesar do facto de as 3 grandes não parecerem muito preocupadas… A realidade é que as coisas mudaram em Portugal! Por isso mesmo, a sua oferta comercial também vai ter de mudar. Quer estas queiram, ou não queiram.
Dito isto, não é esperado que os preços das 3 empresas principais mudem por aí além no imediato. Como já referimos neste artigo:
O contra-ataque vai ser feito primeiramente nas marcas low-cost que pertencem a estas empresas (Uzo, Woo e Amigo), ao mesmo tempo que também são feitas novas propostas mais apelativas nas linhas de retenção (onde vai parar quando quer cancelar o contrato com a sua operadora).
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