Mensagens de Alerta da Proteção Civil – Apesar do facto de não vivermos num território propício a tornados, furacões, ou inundações de proporções quase absurdas, como infelizmente acontece em outras regiões do globo. A realidade é que todos nós gostamos de receber avisos daquilo que está prestes a acontecer.
Porém, ao que tudo indica, os clientes da DIGI não vão ter acesso ao sistema Public Warning. Sabe porquê?
DIGI não tem mensagens de aviso da Proteção Civil porque a infraestrutura é velha (e cara)
Portanto, todos os anos, a Proteção Civil Portuguesa procede à renovação do sistema de envio de SMS em massa com as três grandes operadoras Portuguesas, de forma a dar vida à solução Public Warning que tão bem conhecemos. A renovação para 2025 já foi concretizada, com os contratos que pode ver em baixo. Onde claro está, não existe uma presença da DIGI.
A DIGI não tem qualquer contrato assinado, e como tal, é muito provável que continue a não fazer parte do sistema. Isto porque, está a existir uma insistência estranha em manter um sistema obsoleto, e de facto muito caro para os bolsos dos contribuintes, quando a grande maioria dos membros da UA já usa a tecnologia Cell Broadcast para avisar os seus cidadãos.
Ou seja, se a Protecção Civil tivesse optado desde o início pela implementação de um Public Warning utilizando a tecnologia Cell Broadcast, recorrendo a uma Topologia Centralizada, os clientes da Digi receberiam o aviso da ANEPC nos seus smartphones em uma questão de segundos.
Desta forma, não existindo contratação de serviços DIGI, seja por falta de suporte da tecnologia por parte da DIGI. Ou pela não existência de vontade de fazer esse contrato. A realidade é que os clientes da nova operadora não vão receber as SMS preventivas durante o ano de 2025.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.