A DIGI já tem um mês de mercado em Portugal, e se porventura anda muito de carro, é muito provável que já tenha visto umas quantas carrinhas da nova operadora a atuar na nossa região, a andar de um lado para o outro. No meu caso, já vi carrinhas DIGI com matrícula Portuguesa, matrícula Espanhola, e até Romena.
A empresa está a apostar forte na montagem de infraestrutura própria, onde podemos incluir rede de fibra ótica, e claro, antenas de rede móvel 4G e 5G.
Dito tudo isto, a rede de fibra ótica ainda tem muito que crescer e evoluir. A esmagadora maioria do território Português ainda não tem cobertura de fibra DIGI, e esta é uma situação que se deverá manter durante algum tempo, por muito elevado que seja o investimento da operadora. Roma não se constrói de um dia para o outro.
Mas, enquanto muitos consumidores estão presos à rede de fibra ótica de outras operadoras, o mesmo não acontece no lado da rede móvel. Já vale a pena?
DIGI na rede móvel. Vale a pena em 2024?
Portanto, como já dissemos várias vezes, a DIGI está a oferecer cartões com quantidades massivas de dados até ao final do ano, de forma a convencer os consumidores a dar o salto para os seus tarifários de 4€ (100GB) e 7€ (dados ilimitados). Uma forma muito inteligente de mostrar as suas qualidades, porém, que também acaba por mostrar algumas fragilidades.
Pontos fortes:
- Cartões gratuito.
- Preços baixos se quiser ficar.
- Internet de elevada qualidade em situações ideais.
Pontos Fracos:
- Rede aquém do esperado, ou inexistente, em sítios onde vai ter rede com outras operadoras. (Autoestrada, Parques de estacionamento, Centros Comerciais, Metro, etc…).
- Qualidade das Chamadas aquém.
- Impossibilidade de fazer chamadas (de vez em quando).
- SMS pagas.
- Não tem Internet quando está em chamada.
- Ter de configurar APN de dados e hotspot à mão.
- Roaming ainda não existe na DIGI.
Conclusão
Dar o salto para a DIGI pode valer a pena, se porventura viver em sítios de grande densidade populacional, como é o litoral de Portugal. Porém, se viaja muito, ou vai muitas vezes para locais mais remotos, é provável que não seja de todo a melhor ideia da sua vida. Ainda assim, pode ainda pedir o cartão, e experimentar com os seus próprios dedos.