DIGI em Portugal: Problemas atrás de problemas!

Como deve imaginar, existem variadíssimas razões para as três grandes do mundo das telecomunicações (MEO, NOS e Vodafone) nunca terem tido concorrência a sério em Portugal em quase 20 anos de mercado.

Razões cada vez mais óbvias agora que a DIGI quer entrar no mercado, com planos de levar concorrência a sério a este domínio tripartido.

Vamos tentar perceber.

DIGI em Portugal: Quais são as maiores barreiras da empresa?

já pode testar os serviços da digi em portugal! (grátis)

Portanto, como temos vindo a dizer, a DIGI está prestes a começar a fazer das suas em Portugal! Sendo exatamente por isso que já é possível ver carrinhas da empresa a circular nas estradas Portuguesas, e também já começam a aparecer algumas acções de marketing em alguns centros comerciais. (Onde se pode inscrever para começar já a testar, de forma gratuita, os serviços da empresa!)

DIGI em Portugal!

De forma mais concreta, aos poucos, a gestão da nova operadora (DIGI), começa a partilhar os seus planos para entrar no mercado Português, isto ao mesmo tempo que menciona alguns dos desafios que já foram ultrapassados, bem como outros que ainda terão de ser ultrapassados antes do serviço ficar “online” já nas próximas semanas.

Assim, o plano da DIGI é lançar uma oferta alargada de produtos e serviços, com preços mais atrativos face ao que se tem feito em Portugal, sem grandes “contras” associados, como é o exemplo da fidelização de 24 meses. Mas, por enquanto, isto é tudo aquilo que conhecemos acerca dos serviços da DIGI em Portugal. É provável que os pacotes sejam muito similares aos de Espanha, mas ainda nada está confirmado.

Exemplo Espanhol

Que barreiras existiram e ainda existem?

Caso não saiba, a DIGI ainda não tem acordos de roaming com as outras operadoras nacionais, o que por sua vez permite aos clientes utilizar as redes de empresas concorrentes. Porquê? As 3 grandes estão a pedir condições completamente distantes da realidade. Ou seja, um acordo demasiado caro.

Claro que, na Europa, não é possível para um regulador de mercado impor preços. Porém, em Portugal parece uma missão mais complicada, visto que a DIGI também está a entrar na Bélgica, e estes acordos foram alcançados de forma bastante rápida e assertiva.

Entretanto, a DIGI parece ter desistido desses acordos, o que até poderá resultar em um desenvolvimento acelerado da sua própria rede. (Mais investimento em Portugal!)

Até no Metro existem problemas

É curioso, mas segundo a própria DIGI, até levar a rede móvel da nova empresa para o metro de Lisboa tem sido um problema. Isto porque, além de não ser claro de quem são os direitos, também já existe uma infraestrutura montada pelas outras três operadoras, que além de necessitar de uma aprovação das três grandes para utilização, é também um sistema muito antigo, o que por sua vez implica algumas alterações para mordernização e melhoria de serviço.

Como não vai existir aprovação, até aqui, a DIGI vai ter de montar o seu próprio sistema. Um sistema muito mais recente, completamente baseado em fibra. Mas, que precisa da autorização do Metro de Lisboa. Uma autorização que tarda em chegar, apesar do facto de as conversações terem começado há vários meses. Esta é uma situação que se vai repetir no Porto, porém, a prioridade é Lisboa pelo número de utilizadores e por ser a capital deste novo mercado.

A TV também é um problema!

portas USB da TV, Som horrível? Veja como melhorar o áudio da sua TV!, TV nova, televisão ligada enquanto dorme, compre uma TV, OLED, Mudar de TV no Natal

Além de rede fixa e móvel, a DIGI também quer oferecer um serviço de TV. Porém, até aqui existem desafios.

A empresa Romena já tem acordos de acesso a alguns canais, e ao que tudo indica, até ao lançamento do serviço, tudo vai estar pronto. Mas, segundo várias fontes familiares com a DIGI e o meio televisivo, as negociações foram árduas com os grupos que detêm a SIC e a TVI.

Portugal é assim!

Tudo é lento, tudo tem burocracia, e quem lidera os mercados não gosta de concorrência. É o que temos. Agora é esperar para ver como a DIGI se safa, especialmente agora que já está em pré-lançamento, e está a meras semanas de ter um produto concreto no mercado Português.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também