DIGI em Portugal pode começar mais lento que o esperado

A DIGI está prestes a colocar os seus serviços de Internet Fixa, Internet Móvel e TV no mercado Português. Porém, como noticiámos ontem, tudo indica que a operadora Romena não foi capaz de chegar a acordo com algumas das principais responsáveis pela “fibra rural” em Portugal, a DST Telecom e a Fibroglobal.

Uma empresa que instala e aluga infraestrutura de fibra ótica, normalmente em localizações onde as restantes operadoras optaram por não investir. Estamos a falar de localizações com menor densidade populacional, como as muitas vilas e aldeias de Portugal.

Isto significa que, apesar de um lançamento Nacional, a DIGI não vai estar pronta a chegar a todo o território. Vai ter de esperar mais um pouco.

DIGI em Portugal pode começar mais lento que o esperado

já pode testar os serviços da digi em portugal! (grátis)

Portanto, a DIGI até chegou a Portugal com uma idologia de total independência de terceiros. Porém, como seria um compromisso e investimento quase absurdo, pelo menos para chegar a tempo do seu lançamento, a DIGI Portugal tentou chegar a acordo com outras empresas dentro do mundo das telecomunicações e audiovisual.

  • Tentou negociar os direitos de TV, mas não conseguiu. Por isso comprou a NOWO.
  • Negociou o roaming com a MEO, NOS e Vodafone, mas não conseguiu, e por isso, vai ter de contar apenas e só com a sua própria rede móvel.
  • Também tentou negociar a entrada no metro de Lisboa, mas até aí existiram problemas.
  • Claro, para chegar a todo o lado, também negociou com operadoras de fibra escura, como a DST e Fibroglobal, de forma a chegar à grande maioria dos seus potenciais consumidores logo na altura do lançamento do serviço. Mas… Também falhou.

Porquê tantas falhas? Qual é a solução?

Bem, estão a ser postas muita barreiras à entrada da DIGI em Portugal, e os pontos que mencionámos em cima são apenas algumas delas. No caso do acesso à “fibra rural”, as operadoras estão a pedir demasiado dinheiro, e como tal, a DIGI vê-se obrigada a fazer a sua própria instalação.

Porém, isso vai demorar algum tempo, e vai também acabar por ter algum impacto na entrada da empresa no nosso território. Ainda assim, as negociações com a DST continuam, e como tal, pode existir fumo branco até ao final do ano.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também