Quando a DIGI chegou ao mercado prometeu praticar preços muito mais baixos do que a concorrência no mercado português. Entretanto quando as condições de utilização surgiram no site da empresa havia uma cláusula que permitia aumentar os preços à taxa de inflação. Algo que poderia por em causa a promessa contrária feita na apresentação. A DIGI cumpriu o prometido e acabou com esta regra para não aumentar o preço para os utilizadores.
Esta informação é avançada pelo jornal ECO. Assim refere que a “Digi retirou das condições gerais dos seus serviços uma cláusula que permitia à nova operadora aumentar anualmente os preços à inflação, ou no valor mínimo de 50 cêntimos. Entretanto o jornal ECO confirmou que o “direito” já não surge no articulado disponibilizado no site da empresa e soube, por fonte do mercado, que tal já foi comunicado à Anacom, o regulador do setor.”.
O que dizia exatamente a cláusula
A cláusula dizia “de modo a suportar os custos referentes ao investimento na rede, no início de cada novo ano civil e mediante notificação prévia ao cliente através de um dos meios previstos na Cláusula 18, a Digi reserva-se no direito de proceder ao aumento da mensalidade do(s) serviço(s) e/ou tarifário(s) contratado(s), o qual será calculado com base no último Índice de Preços no Consumidor relativo a um ano civil completo, tendo por referência a data da referida notificação, conforme publicado pelo Instituto Nacional e Estatística, no valor mínimo de 50 cêntimos, com IVA incluído.” Agora isto foi completamente retirado.
A DIGI é sem dúvida um dos temas do momento. E isto é algo que não é de estranhar dada a entrada recente em Portugal, sobretudo pelos preços que praticam. De facto, estamos a falar de poupanças que em alguns casos ultrapassam os 50 e os 60 Euros por mês. Ora tudo isto levou a um destaque enorme desta operadora nas redes sociais, locais que têm servido como fonte para muitas informações que têm vindo a público. A mais recente revela que começaram a cortar cabos da DIGI conforme relata um utilizador do Reddit.
Na publicação colocada no Reddit sobre o cortar cabos da DIGI pode ler-se:
“Boas a todos. Pertenço ao grupo de testes para a zona onde vivo. Iam realizar a instalação hoje pelas 11:00 quando encontro o técnico no início da rua.
Estava a verificar a qualidade de sinal e segundo ele, a zona não tinha sinal. Foi verificar à caixa de distribuição e a linha da Digi estava cortada, de alicate, na entrada da caixa.
Segundo o técnico, já é o segundo caso que ele assistiu, onde vivo e outro na zona da Maia.
Bem, isto está a tornar-se interessante…”
Entretanto outro utilizador revelou estar com problemas na mesma zona.
Será mesmo algo contra a DIGI?
Claro que isto pode tratar-se de muita coisa mas não significa que seja algo contra a DIGI. Aliás nas publicações colocadas no Reddit percebe-se que isto é uma situação que por vezes se verifica, mesmo antes da chegada deste operador. Por negligência ou erro na maioria dos casos vão instalar um serviço e acabam por avariar outro. Especialmente de outro operador.
Assim no caso da fibra é muito fácil dar origem a este tipo de situações. No entanto, isto não significa que também não possam ocorrer algumas situações de vandalismo ocasionais.
O que é certo é que o mercado está agitado.
Entretanto revelou-se no Reddit um suposto documento interno da NOS que dá instruções aos funcionários do call center acerca da forma como devem responder à oferta da DIGI. A publicação que está disponível nesta ligação revela que se trata de uma “comunicação interna enviada aos agentes com o argumentário contra a DIGI”.
Entretanto serve também para apelar à forma como os clientes falam com quem está do outro lado de lá da linha referindo que as pessoas não têm culpa e seguem apenas um script que lhes deram.
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