Neste momento, se quiser um novo computador desktop, ou portátil, esta máquina vai chegar às suas mãos quase sempre equipada com um ou mais SSDs, ao contrário do passado recente, em que o disco principal seria quase sempre uma unidade mecânica HDD.
Aliás, nos tempos que correm, podemos dizer que o SSD é o padrão de mercado, visto que até as consolas já adotaram versões super rápidas desta forma de armazenamento de informação. No entanto, como já dizia o outro… Nenhum rei reina para sempre. Abram alas a todo uma nova gama de produtos pensados para o armazenamento, denominadas de CSxes. Ou numa linguagem mais simples, estamos a falar de SSDs Inteligentes.
Diga adeus ao SSD e olá ao CSD! É o futuro!
Portanto, está na hora de olhar para todo um novo formato baseado em novos padrões da SNIA (Storage Networking Industry Association), de seu nome CSD ou CSxes. O que muda?
Pois bem, comparativamente a um SSD normal, ou a um velhinho HDD, um CSD tem alguma capacidade de processamento dentro da própria drive. Para quê? Serve para minimizar o tempo de passagem de informação entre o CPU, GPU e memória RAM.
Basicamente, estamos a falar de armazenamento computacional, o que na cabeça de muito boa gente no mercado, é o próximo grande salto no mundo dos computadores, ao abrir as portas a todo um novo mundo de possibilidades.
O aumento de performance vai ser assim tão alto?
Calma, nem todas as aplicações vão usufruir deste novo tipo de performance, visto que muitos casos de uso estão apenas limitado pela performance I/O. Mas, noutros casos, como é o exemplo do streaming de vídeo, o paradigma pode vir a mudar de forma incrível, com o transcoding a ser feito imediatamente a partir da própria drive, em vez de ocupar ciclos de CPU no servidor.
Estamos a quantos anos de distância?
Caso não saiba, tanto a Samsung como a SK Hynix já têm versões funcionais deste tipo de produto, com algumas até já no mercado. Quanto a uma massificação, acho que ainda estamos longe, mas nunca mais que 4 ou 5 anos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!