A tecnologia HDR está agora tão difundida que os serviços de streaming mais populares como a Amazon Prime, Disney+ e Netflix já a utilizam. De facto, a grande maioria dos produtos que estão disponíveis no mercado possuem HDR na sua lista de especificações. Isto levanta uma questão. Entretanto o que é exatamente o HDR? Como funciona e como se compara com a tecnologia SDR?
Estas são as diferenças entre a tecnologia HDR e SDR
O que é o SDR?
O Standard Dynamic Range (SDR) é um standard de vídeo utilizado desde os monitores CRT. Assim apesar do sucesso da tecnologia HDR, o SDR continua a ser o formato padrão utilizado em televisores, monitores e projetores. Entretanto e como referi embora tenha sido usado em monitores CRT antigos, o SDR continua a ser um formato aceitável hoje em dia. Na verdade, a grande maioria dos conteúdos de vídeo, sejam jogos, filmes ou vídeos do YouTube, ainda utilizam SDR.
O que é o HDR?
O High Dynamic Range (HDR) é o standard mais recente em imagens e vídeos. Inicialmente este formato tornou-se popular entre os fotógrafos. Isto devido a uma gama dinâmica elevada que permite uma exposição adequada a cenas da vida real que anteriormente não eram possíveis com SDR.
Mais recentemente, o HDR foi introduzido em filmes, vídeos e até jogos. Assim enquanto o SDR não funciona muito bem em cenas com alto contraste, o HDR retrata realisticamente estas cenas com um espaço de cores mais expansivo, profundidade de cor e luz.
HDR vs SDR
Se já esteve no mercado à procura de um monitor, provavelmente já notou certas especificações como sRGB, nits e cd/m2 e cores de 10 bits. Estas especificações são para espaço de cor, brilho e profundidade de cor. Todas estas especificações são o que torna os assuntos vibrantes, bem misturados e devidamente expostos dentro de uma imagem.
Entretanto para entender melhor a diferença entre HDR e SDR, vamos olhar para a comparação entre todos estes fatores.
Gama de cores
Uma gama de cores é um espectro teórico de cores que pode ser digitalmente retratado. Para representar todas as cores possíveis que os olhos podem ver, a indústria usa o que é conhecido como o diagrama de cromática CIE 1931. Este diagrama é o standard com o qual diferentes espaços de cores são comparados. O SDR usa um espaço de cores chamado Rec 709 e o HDR o Rec 2100.
O espaço de cores usado pelo Rec 2100 do HDR é significativamente maior do que o Rec 709 do SDR.
Com um grande espaço de cores de HDR, cineastas e vários criadores de conteúdo têm um espectro significativamente maior de verdes, vermelhos e amarelos para retratar com precisão e artisticamente o seu trabalho. Assim isto significa que os espectadores que assistem em HDR terão cores mais vibrantes.
Quanto ao SDR, uma vez que disponibiliza quantidades proporcionais de cores primárias, os coloristas ainda podem retratar o seu trabalho lindamente, embora com limitações significativas.
Brilho
Entretanto o SDR é capaz de disponibilizar 100nits ou 100cd/m2 de brilho. Em contraste, o HDR10 (o padrão HDR mais comum) pode chegar até aos 1.000 nits.
Profundidade de cor
Embora os olhos humanos vejam tudo em analógico, os ecrãs digitais devem transformar estas ondas analógicas de luz em bits digitais para os processadores recriarem. Estes pedaços de informação digital respondem pelo nome de profundidade de cor ou bits de cor.
O olho humano usa a perceção para ver cores diferentes. Os ecrãs digitais usam profundidade de cor ou profundidade de bits para instruir um pixel sobre a cor a mostrar.
O SDR pode exibir 8 bits de cor, o que significa que um pixel pode exibir uma cor primária em 256 variedades. Uma vez que existem três cores primárias, 8 bits podem exibir um máximo de 16.777.216 tons de cor.
Em oposição, o HDR10 pode fazer uma profundidade de cor de 10 bits, permitindo um máximo de 1,07 mil milhões de tons de cor!
Assim o HDR e o SDR são dois standards usados em meios digitais visuais. Em termos de cor e exibição, o HDR é melhor do que o SDR em todos os sentidos. Proporciona melhorias significativas no espaço de cores, brilho e profundidade de cor. Ou seja se pudermos optar pelo HDR devemos sempre fazê-lo.
Assim estas são as diferenças entre HDR e SDR.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!