Já surgiram várias especificações USB desde que o USB 1.0 foi lançado em 1996. Atualmente, a maioria dos dispositivos de consumo inclui um conetor USB num ou noutro formato. De tempos a tempos, é lançada uma nova especificação USB que se baseia nos fundamentos estabelecidos pelos seus antecessores. No entanto, devido à natureza da interface, nem sempre é imediatamente visível o que uma nova versão traz em relação às restantes. Assim vamos explicar-lhe quais as diferenças principais entre o USB 4 e o USB 3.
Estas são as diferenças principais entre o USB 4 e o USB 3
O USB4, também designado por USB 4, é a mais recente geração da norma Universal Serial Bus. Foi lançado em agosto de 2019 e baseia-se na especificação Thunderbolt 3, que a Intel tornou livre de royalties no mesmo ano. O Thunderbolt 4 e o USB4 são bastante semelhantes por este motivo. Obriga à utilização do conetor USB-C e oferece várias melhorias, incluindo velocidades de transferência de dados mais rápidas e uma melhor designação dos produtos.
O USB 3, também conhecido como Super Speed, é a terceira versão principal da norma Universal Serial Bus. A primeira especificação USB 3.0 foi lançada em novembro de 2008 e, desde então, foi substituída pelas especificações seguintes, USB 3.1 (2013) e USB 3.2 (2017).
Tipos de fichas suportadas
O USB4 é a primeira norma USB importante a exigir a utilização de um conetor específico para funcionamento, neste caso, o conetor USB tipo C. Por este motivo, não obterá velocidades de transferência USB4 com nada para além de um cabo USB C-para-C.
A especificação USB 3.2, por outro lado, não exige a utilização de um único conetor. Em vez disso, funciona com quatro tipos diferentes de fichas e receptáculos USB: SuperSpeed Type-A (que tem mais cinco pinos do que a versão USB 2.0), conetor SuperSpeed Type-B, USB 3.0 Micro-B e USB-C. De um modo geral, isto é verdade, mas o USB 3.2 Gen 1 x 2 e o Gen 2 x 2 requerem cabos USB C-para-C.
Velocidades de transferência
Como esperado, o USB4 oferece velocidades de transferência de dados mais rápidas do que o USB 3. O USB 3.2 Gen 2×2, a variante mais rápida do USB 3, atinge uma velocidade máxima de 20 Gbps, que é o mínimo oferecido pelo USB4. O USB4 pode transferir dados a velocidades até 120 Gbps a partir do USB4 2.0.
O USB4 também introduz o tunelamento de dados, que permite que vários protocolos de dados e de visualização partilhem eficientemente a largura de banda do barramento disponível. Este facto poderá resultar em taxas de transferência mais rápidas quando se enviam dados mistos, mesmo com o mesmo débito que o USB 3.2.
Fornecimento de energia
A primeira especificação Power Delivery, USB PD 1.0, podia fornecer até 100W utilizando seis perfis de potência fixos. A Power Delivery 2.0 introduziu regras mais flexíveis e a USB PD 3.1 aumentou a quantidade máxima de energia que pode ser fornecida através de um cabo USB para 240W.
Tanto o USB4 como o USB 3 suportam o fornecimento de energia até 240 W, uma vez que o Power Delivery é uma caraterística do conetor USB-C e não do protocolo. Tudo o que precisa é de um cabo USB C-para-C de alta qualidade e com todas as funcionalidades para utilizar o USB PD em todo o seu potencial.
A principal diferença entre o USB 3 e o USB4 PD é o facto de a potência mínima de saída passar de 3,0 W para 7,5 W no USB4, mas a potência máxima de saída manter-se inalterada em 240 W.
Compatibilidade com versões anteriores
A compatibilidade com versões anteriores é importante para a norma USB (como deveria ser), e as versões mais recentes funcionam com as mais antigas. Isto não significa necessariamente compatibilidade física, uma vez que determinados conectores USB foram concebidos para serem ligados a portas USB específicas e não entrarão noutros tipos.
Em vez disso, significa que um dispositivo USB será sempre capaz de comunicar com outro quando estiverem fisicamente ligados, independentemente da geração.
Por conseguinte, o USB 3 e o USB 4 são compatíveis com as especificações anteriores. O USB 4 adiciona a compatibilidade Thunderbolt 3 à mistura, embora seja sobretudo uma caraterística opcional.
Preço vs. Desempenho
As funcionalidades avançadas da USB4 e a sua relativa recente existência significam que os cabos e dispositivos que a oferecem serão mais caros do que os da USB 3. No entanto, à medida que a USB4 se torna mais difundida e os custos de produção diminuem, é provável que a USB4 fique mais acessível. Ainda assim, o USB4 oferece praticamente as mesmas funcionalidades que o Thunderbolt 4, sendo muito mais económico. Por isso, tudo é bastante relativo.
O USB 3 é a opção mais económica, proporcionando um elevado desempenho a um preço mais baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!