Esta é a verdadeira diferença entre o Waze e o Google Maps!

O Google Maps e o Waze continuam a ser as melhores opções para iPhone, Android, Android Auto e CarPlay. São totalmente gratuitos, estão disponíveis em várias plataformas e são propriedade da Google. Mas qual é a grande diferença entre o Google Maps e o Waze?

Esta é a verdadeira diferença entre o Waze e o Google Maps!

Muitas pessoas escolhem um ou outro para uma determinada funcionalidade. O Waze destaca-se quando é necessário obter o máximo de dados possível sobre o trajeto a seguir. Baseia-se em dados de crowdsourcing da sua comunidade para compreender o que acontece na estrada, pelo que avisa os condutores de radares de trânsito, acidentes, faixas de rodagem bloqueadas, engarrafamentos e outros perigos. Mais recentemente, começou também a apresentar notificações de lombas, faixas de rodagem que se fundem e limites de velocidade mais baixos.

transformar o Google Maps no Waze, Waze faltava, instalar o waze no smartphone, Reportar a polícia no Waze, chegou ao Waze

O Google Maps destina-se a um público diferente. Também oferece navegação até ao seu destino e, embora também tenha recebido alertas de incidentes, o seu objetivo é proporcionar uma experiência mais integrada. Também inclui mapas offline para navegação sem ligação de dados e mapas de satélite para compreender mais facilmente o seu paradeiro, seja em Lisboa, Sintra, Montijo ou mesmo nos Açores.

As funcionalidades não são a grande diferença

A escolha entre os dois resume-se muitas vezes à utilização, e quem que quer relatórios de incidentes acaba por ficar com o Waze, considerada por muitos a melhor app de radares em Portugal. No entanto esta não é a grande diferença! De facto, a diferença entre os dois e a escolha de um ou de outro nem sempre se resume ao conjunto de serviços. Muitos utilizadores descobrem isto depois de utilizarem ambas as aplicações.

Maneiras diferentes de o levar ao destino

O Google Maps e o Waze têm maneiras diferentes de levá-lo ao destino, seja para lojas, restauração ou outros pontos de interesse. Ambos procuram a rota mais rápida, que pode ser a mesma ou não, mas o Waze fará tudo para o levar lá o mais rapidamente possível, mesmo que isso implique uma condução mais complexa. O Waze utilizará todos os atalhos que encontrar para o levar ao destino, pelo que poderá acabar por virar à esquerda, depois à direita, depois à direita novamente, depois à esquerda, depois à esquerda novamente, depois à direita, depois à esquerda, só para acabar no ponto onde quer chegar. O objetivo do Waze é levá-lo até lá mais depressa, por isso, se puder poupar um minuto ao fazer todas estas curvas, a aplicação irá utilizá-las.

como adicionar um ponto de paragem no google maps

Teoricamente, o Waze não deveria fazer isto. A aplicação não deveria recomendar um percurso mais complexo, a menos que a diferença em relação à alternativa mais simples seja significativa em termos de tempos de viagem. No entanto, vemos pessoas a queixarem-se de serem enviadas para percursos com várias curvas, eventualmente apenas para chegarem ao destino uns minutos mais depressa.

Google Maps tem uma abordagem diferente

O Google Maps em Portugal não vai fazer isso. A aplicação mantém-se fiel às estradas principais, o que torna a navegação mais direta e conveniente, melhorando a experiência de utilização. Também sugere atalhos, mas não vai ter de fazer várias curvas seguidas só para chegar ao seu destino um minuto mais depressa. O Google Maps mantém uma abordagem simplificada de uma ponta à outra, seja para consultar mapas de estradas de Portugal, o mapa de estradas de Portugal 2023 ou simplesmente os mapas do Google.

A interface é mais limpa, pelo que é mais fácil compreender a sua localização. O ecrã não está cheio de informações desnecessárias. Por fim, o Google Maps oferece uma navegação sem problemas, permitindo-lhe limitar-se às estradas principais e ignorando a pequena vantagem de chegar a um destino um ou dois minutos mais depressa.

No final, a escolha entre o Google Maps e o Waze não se resume a inspecionar o conjunto de funcionalidades e decidir o que precisa quando se faz à estrada. Deve usá-los para entender como eles funcionam em termos de tráfego, circulação, interação e deslocação, e qual oferece melhor navegação e informações detalhadas como horários de funcionamento de estabelecimentos e transportes públicos.

Como escolher a melhor app para si

Acha que é importante chegar ao seu destino o mais rapidamente possível e que cada minuto conta? O Waze é a melhor opção, uma vez que o levará por todas as rotas possíveis para cumprir o seu objetivo. Poderá dar por si a conduzir em pequenas estradas residenciais repletas de carros estacionados em ambos os lados, só porque a aplicação vê isso como um atalho para evitar um pequeno engarrafamento na estrada principal. Prefere conduzir até ao seu destino com mais calma e não se importa de passar mais alguns minutos na estrada? O Google Maps é a melhor escolha, uma vez que não sugere tantos atalhos como o Waze e, normalmente, prefere estradas principais e menos curvas.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também