(Especial) Esta é a vida dentro de um carro elétrico!

É inegável que o mercado automóvel está a passar por uma autêntica revolução, onde podemos ver cada vez mais carros elétricos, sejam eles híbridos, ou veículos puramente elétricos, nas estradas Portuguesas.

Mas, como deve imaginar, andar em cima de uma bateria traz sempre algumas dificuldades acrescidas. Quer saber quais?

Pois bem, hoje vou falar um pouco das dificuldades que tenho encontrado ao longo de todos os ensaios automóveis, e também todas as dificuldades que encontro com o meu próprio automóvel, um carro híbrido plug-in (PHEV) Golf GTE.

Vamos lá contar algumas histórias!

(Especial) Um dia na vida de um condutor de carro elétrico!

Golf, GTE, Híbrido, Carregar, carro, elétrico

Portanto, como deve imaginar, enquanto num carro a combustão pode ir a qualquer um dos postos de abastecimento de combustível, de forma a atestar o seu veículo a gasóleo ou a gasolina em meros minutos, no mundo dos carros elétricos, as coisas não são bem assim.

Existe um número bastante mais pequeno de postos de carregamento, e claro, para complicar ainda mais a coisa, dependendo do seu veículo, alguns são muito mais vantajosos que outros. Para complicar ainda mais, dois postos exatamente iguais, com a mesma potência de carregamento, podem ter preços bastante diferentes.

Por exemplo, no meu caso, para compensar o custo do carregamento, apenas posso utilizar os postos mais antigos (e cada vez mais raros) de 3.7kWh. Mas vamos separar a coisa por histórias, para ficar mais interessante.

1. Carregamentos que falham, e pessoas mal educadas.

cabo

Num carregamento elétrico, existe sempre a possibilidade do posto dar um qualquer erro, e interromper todo o processo. Isto aconteceu-me ontem quando fui a um evento de imprensa em Lisboa, e deixei o meu PHEV a carregar num posto público durante as 2 horas do evento. (É o tempo que a bateria do GTE demora a carregar dos 0 aos 100%).

O que aconteceu? Um outro condutor irritado com o facto do meu carro estar a ocupar um espaço de carregamento, sem carregar (devido ao erro do posto), tirou o meu cabo do posto e atirou-o para o chão.

A falta de civismo é um problema grave no mundo dos veículos elétricos.

2. Espaços reservados para elétricos ocupados por carros a combustão.

Há 2 meses atrás, tentei carregar no posto de carregamento PCN perto do Centro Comercial Colombo. No entanto, apesar de existir um espaço vago no carregador, um dos dois lugares reservados para o carregamento estava a ser ocupado por um carro a combustão.

Na minha inocência, decidi arrumar o meu carro no espaço imediatamente ao lado, que não é reservado para carros elétricos, e liguei o cabo ao carregador. Dito isto, como estava num lugar não reservado, puxei da app ePark, e além de pagar o carregamento, paguei também o estacionamento à EMEL. Até aqui tudo bem. Tinha o carro a carregar, não ia ficar a pé.

Entretanto, quando voltei ao meu veículo, 45 minutos depois, tinha um outro condutor de um veículo elétrico irritadíssimo comigo, bem estacionado no espaço previamente ocupado por um carro a Gasóleo. Esse mesmo senhor aproximou-se de mim de forma ameaçadora, a tentar um confronto. Expliquei a situação, mas o senhor escolheu continuar irritado, enquanto me ofendia. Felizmente não aconteceu nada, mas é mais um exemplo da falta de civismo dentro deste ecossistema.

3. Carregadores avariados, ou com potências de carregamento diferentes das supostas

carregamento

Tenho de contar a minha primeira experiência de carregamento, que por acaso também aconteceu no meu primeiro ensaio automóvel. Tudo aconteceu em 2019, com um Tesla Model X P100D, num carregador PCN da EMEL.

Já na altura, dos 8 pontos de carregamento, apenas dois funcionavam. Um deles tinha um ninho de vespas lá dentro, sendo exatamente esse que escolhi na primeira tentativa de ligar o cabo a um dos postos.

Ainda neste tema, numa autoestrada a caminho do Algarve, em 2022, um posto que deveria carregar a 60kWh, carregou apenas a 35kWh. No entanto, apesar da diferença de quase metade, paguei o preço tabelado pela entidade gestora do posto.

4. Carregadores a dar erro, que depois dão origem a uma conta que não faz qualquer sentido.

carregamento, miio

Esta é uma das melhores experiências que tive no mundo dos veículos elétricos! Pois bem, há alguns dias atrás, na Avenida da Liberdade, tentei meter o meu carro a carregar num dos postos disponíveis, de forma a ir jantar ali perto.

Vou à app Miio, e vejo que existe mesmo um posto completamente vazio. Meto-me a caminho, mas quando lá chego, deparo-me com um senhor que chegou primeiro que eu, a ligar o seu carregador, e claro, à frente, um carro a gasóleo mal estacionado.

Pedi ao senhor do carro elétrico para chegar o seu veículo mais para trás, de forma a que eu conseguisse arrumar o meu. Este senhor foi extremamente simpático e fez exatamente isso. Chegou o seu KIA elétrico o máximo que conseguiu, enquanto media a coisa com o tamanho do seu próprio cabo de carregamento, para dar espaço ao meu automóvel. O espaço era curto, era apertado, e demorei uns bons 2 ou 3 minutos a arrumar o meu carro no espaço, com aqueles clássicas manobras de ir à frente, e ir atrás, alguns 20 vezes.

Consegui arrumar! Quando tento carregar, o posto estava com problemas na ficha disponível. Com muita dificuldade consegui iniciar um carregamento, mesmo tendo a plena consciência que o mesmo iria falhar pouco tempo depois. Resultado de tudo isto? Sim, a coisa falhou, mas tenho um carregamento de 70 euros para pagar na app da Miio, por um carregamento que segundo a própria app durou menos de uma hora, e que teve a potência de 7kW.

Conclusão

Estas são algumas das minhas experiências dos últimos anos. Existem obviamente mais, como cabos presos em postos depois do carregamento ser terminado, ter de buzinar para alguém sair de um lugar reservado para carregamentos, e ainda ser ofendido porque eu é que estou mal, etc…

Ademais, o que pensa sobre todas estas histórias? Qual é a sua experiência com o mundo dos carregamentos? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também