Pode parecer parvo, mas o DevKit (Kit de Desenvolvimento) que os muitos estúdios usam para criar jogos para o ecossistema Microsoft Xbox, têm um autêntico abuso de memória RAM. Bem mais do que aquilo que podemos encontrar na Xbox Series X atualmente no mercado.
Mas sabe porquê?
DevKit da Xbox Series X tem 40GB de memória RAM. Para quê?
Portanto, verdade seja dita, apesar de servirem como base para tudo o que acabamos por ver nas consolas disponíveis no mercado, o hardware de desenvolvimento é quase sempre vastamente diferente. Sendo exatamente por isso, que na altura em que o DevKit da PS5 chegou à Internet, avisámos logo que não era grande ideia tirar conclusões daquilo que a Sony iria acabar por lançar.
Aliás, até o kit de desenvolvimento da Nintendo Switch é extremamente mais poderoso do que a versão mais recente da consola híbrida da gigante Japonesa.
Dito isto, para que é que a Microsoft quer 40GB de memória, quando a Xbox Series X tem “apenas” 16GB de memória GDDDR6? Aliás, a placa gráfica mais poderosa do planeta tem “apenas” 24GB de memória, ou seja, 66% da quantidade de memória da Xbox Series X ‘DevKit’.
Bem, a resposta é muito simples. Ter uma quantidade enorme de memória, permite fazer debug aos projetos, com texturas sem qualquer tipo de compressão. Ou seja, fazer testes, antes da fase de otimização.
Curiosamente, a única forma de meter as mãos em tanta memória num único produto, é meter as mãos na placa NVIDIA RTX A6000, que custa mais ou menos 5000 euros.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Gostava de ter uma consola com mais RAM do que todos os PCs, Smartphones, e Consolas da sua casa, todos juntos? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!