Detesta o Windows 11? Pode ter boas razões para isso…

A Microsoft quer mesmo que todos os utilizadores migrem para o Windows 11. Pelo menos os que têm essa possibilidade, já que muitos são deixados de fora mesmo que quisessem mudar. Aliás o Windows 10 até já deixou oficialmente de ser vendido. No entanto, muitas pessoas nem querem, sequer, ouvir falar no novo sistema operativo. Assim se detesta o Windows 11 saiba que não está propriamente errado já que há boas razões para isso.

Detesta o Windows 11? Pode ter boas razões para isso…

Quando o Windows 11 foi lançado pela primeira vez, houve muita confusão com as especificações de hardware e as coisas não mudaram assim tanto. De facto, há máquinas bem capazes que são deixadas de fora. Além disso, não poderá instalar o novo sistema se o seu computador ainda tiver um CPU de 32 bits; suporta apenas processadores Intel/AMD e ARM de 64 bits. Isto já para não falar dos TPM e companhia. Ou seja quem quiser mudar para o Windows 11 provavelmente terá de comprar um novo computador.

detesta Windows 11

Entretanto o Windows 10 dá acesso a botões na barra de tarefas mais amplos e mais informativos. A juntar a isso está uma barra de tarefas que pode posicionar onde quiser. É algo que no Windows 11 não consegue.

No Windows 11, pode tocar num ícone da Barra de Tarefas ou premir a combinação de teclas Windows + S para mostrar a caixa de pesquisa. Ainda assim não há nada como ter uma caixa de pesquisa sempre disponível. Isto está disponível no Windows 10 mesmo ao lado do botão Iniciar.

No novo sistema operativo necessita de uma conta para fazer log-in.

O menu Iniciar do Windows 11 não mostra aplicações recentemente instaladas ou aplicações frequentemente utilizadas. Tem as recomendações baseadas nesses critérios, mas é algo mais confuso.

O Windows 11 afastou-se do centro de ação do Windows 10 onde estava tudo arrumado. Assim no novo sistema operativo temos tudo arrumado de uma forma um pouco ilógica e desarrumada.

Ainda tem dois anos para dar o salto…

A Microsoft vai continuar a suportar o Windows 10 até outubro de 2025. Assim se está satisfeito não tem de mudar já. De certeza que não estará sozinho!

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também