Cuidado: se fizer isto o seu desumidificador vai gastar mais luz!

Existem dois equipamentos que são muito importantes nesta altura do ano, sobretudo para nos sentirmos bem em casa. O primeiro é o aquecedor e o segundo o desumidificador. Este segundo tira a humidade em excesso que se acumula nas casas e ainda ajuda a evitar o aparecimento de bolor. No entanto precisamos de ter alguns cuidados. É que caso caia neste erro o desumidificador só vai gastar mais luz e não vai funcionar como deveria.

Com as faturas de energia a aumentarem a última coisa de que precisa é de utilizar um aparelho que se destina a reduzir as suas despesas de energia e que acaba por as aumentar. Possuir um desumidificador pode ser um fator de mudança para manter um ambiente doméstico confortável, especialmente durante as estações húmidas do outono e do inverno.

Estes aparelhos não só ajudam a reduzir a humidade e a combater o bolor e a humidade, como também oferecem uma alternativa económica para secar a roupa.

No entanto, para tirar o máximo partido do seu desumidificador, é crucial evitar os erros comuns que podem prejudicar o seu desempenho e longevidade. Além disso, se for vítima de erros no desumidificador, pode acabar por aumentar as suas contas.

Abrir demasiado as janelas

Sim, os desumidificadores funcionam melhor em divisões com uma circulação de ar adequada, mas isso não significa que deva manter as suas portas e janelas abertas.

Quando abre portas e janelas interiores, deixa entrar a humidade do exterior e também aumenta a área de trabalho do desumidificador, obrigando-o a trabalhar mais horas.

Colocar os desumidificadores abaixo dos 40 por cento

Entretanto o maior e mais comum erro que as pessoas cometem com os seus desumidificadores é colocá-los abaixo dos 40 por cento.

desumidificador do pingo doce está em mega-promoção!

Definir o seu desumidificador para um valor demasiado baixo não fará com que o aparelho funcione mais rapidamente e de forma mais eficiente, mas forçará a unidade a funcionar durante longas horas, tornando o seu ar demasiado seco e pouco saudável.

Colocar o seu desumidificador no sítio errado

O local onde coloca o desumidificador é mais importante do que pensa. Encoste-o a uma parede, enfie-o num canto ou envolva-o com roupa e sufocará o fluxo de ar, o que significa que não funcionará corretamente.

Dê-lhe sempre espaço para respirar. O melhor é estar localizado no centro de uma área aberta e não cometa o erro de o colocar perto de uma fonte de calor, como um radiador ou um ventilador, pensando que isso vai acelerar as coisas.

O calor extra faz com que o desumidificador trabalhe horas extraordinárias, aumentando as suas contas de energia sem obter melhores resultados.

Não substituir os filtros do desumidificador ou não remover o pó

Os desumidificadores modernos vêm muitas vezes com filtros que removem o pó e outras partículas do ar e, se tiver um desumidificador deste tipo, tem de substituir os filtros quando estes ficarem sujos.

Caso contrário, os filtros sujos restringirão o fluxo de ar e isso tornará a sua unidade super ineficiente obrigando-a a funcionar mais horas para desumidificar o ar.

Se tiver um desumidificador antigo sem filtros de ar, lembre-se de remover o pó das bobinas e das aberturas de ventilação de vez em quando. Isto assegura um fluxo de ar livre e um funcionamento eficiente.

Estes são os erros em que não deve cair para o desumidificador gastar mais luz!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também