Com este truque vai despachar o trabalho muito mais depressa!

Despachar o trabalho muito mais depressa é algo que todos queremos mas nem sempre conseguimos alcançar. No entanto a verdade é que está nas nossas mãos. No entanto, determinar quais os projetos a que deve dedicar o seu tempo e energia em primeiro lugar exige energia que não tem de sobra. Mas mesmo quando sabe quais as tarefas que precisam de ser feitas, ainda precisa de descobrir como lhes dar prioridade. É aqui que entra o truque do 3-3-3.

Com este truque vai despachar o trabalho muito mais depressa!

Esta técnica vem do autor Oliver Burkeman, que defende o planeamento de cada dia de trabalho segundo um modelo 3-3-3. Ou seja, dedicando primeiro três horas a um trabalho profundo no seu projeto mais importante. De seguida, complete três outras tarefas urgentes que não exijam três horas de concentração. Por fim, faça três tarefas de “manutenção”, como limpar, responder a e-mails ou agendar outro trabalho.

O que distingue este método?

O que distingue este método de outros hacks de produtividade são as primeiras três horas de trabalho profundo. Começar por elas primeiro significa que estará fresco, concentrado e com mais probabilidades de conseguir começar uma tarefa sem se distrair. Mantenha essas três horas livres de e-mails, mensagens de texto, conversas ou outras tarefas domésticas, na medida das suas possibilidades.

O trabalho profundo gera uma grande produtividade, pelo que conseguirá realizar muitas coisas se se empenhar nisso. No entanto não pode manter essa mentalidade para sempre. O seu tempo de trabalho vai acabar ao fim de cerca de três horas, por isso é melhor ter essas três outras tarefas mais pequenas alinhadas e prontas a executar, para que possa continuar a ser produtivo mesmo quando estiver a fazer downshifts para responsabilidades menos exigentes.

Finalmente, as tarefas de manutenção dão-lhe a oportunidade de fazer coisas enquanto descansa o cérebro. Utilize o seu tempo de manutenção para se preparar para o trabalho do dia seguinte ou para dar os últimos retoques naquilo em que esteve a trabalhar durante as três horas de concentração intensa.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também