Atenção: só pode desligar este botão do automóvel nesta ocasião!

Um especialista deu uma dica inesperada aos condutores, aconselhando-os a desligar uma das principais caraterísticas de segurança dos automóveis em condições extremas. De facto, pode ser necessário desligar um botão do automóvel quando confrontado com cenários de condução perigosos. Mas quais as implicações disto?

Atenção: só pode desligar este botão do seu carro nesta ocasião!

O controlo de tração, um sistema vital presente em todos os veículos modernos, concebido para impedir a derrapagem através da redução da rotação dos pneus, pode ter de ser desativado em determinadas situações.

Esta tecnologia crucial trabalha em conjunto com o ABS para evitar numerosos acidentes todos os anos.

No entanto, em circunstâncias como ficar preso na lama, permitir que os pneus girem mais pode ser benéfico para recuperar a tração.

sabe qual é o pior piso para a tração do seu automóvel? 

Digamos que o carro está preso na lama, na gravilha ou na areia ou nesse tipo de coisas. Por vezes, queremos balançar o nosso carro para trás e para a frente, para trás e para a frente. Fazer marcha-atrás, conduzir.

Quando desligamos o botão do controlo de tração, isso permite-nos fazer essa manobra e, com sorte, tirar-nos dessa situação complicada.

Mas o controlo de tração não deve ser desativado a menos que seja absolutamente essencial!

Como funciona o sistema de controlo de tração

Carro, iuc, ruído pneus

Estes sensores de velocidade das rodas utilizam ímanes para monitorizar o movimento e a velocidade das rodas do seu automóvel. Se o sistema detetar uma rotação anormal ou uma perda de tração – como quando conduz em superfícies molhadas ou escorregadias, como o gelo – a luz do controlo de tração pode aparecer no painel de instrumentos e o sistema aplicará automaticamente os travões a uma ou mais rodas.

Alguns sistemas também reduzem a potência do motor quando se deteta uma perda de tração. Nestes sistemas, se o condutor começar a perder o controlo, o módulo de controlo do sistema aplicará seletivamente a pressão dos travões e reduzirá a potência do motor para ajudar o condutor a recuperar o comando do veículo.

Estes sistemas podem normalmente ligar-se ou desligar-se através de um botão no painel de instrumentos. O botão pode dizer “TCS”, “TC” ou “TCL”, ou ter a imagem de um carro com linhas de derrapagem por trás.

Agora já sabe quando deve desligar este botão do seu automóvel.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também