Desligar o Wi-Fi de vez em quando tem vantagens?

Nem sempre tivemos uma ligação permanente à Internet. Na realidade, há alguns anos a Internet era um sítio que se visitava. Ou seja, quando se sentava ao computador, estar offline ou online era uma escolha consciente.

Como já deve ter percebido, desde então, as coisas inverteram-se. Estamos online 100% do tempo por defeito. Mas… e se desligássemos a Internet de vez em quando, como é que isso seria? Será que desligar o Wi-Fi do computador às vezes tem vantagens?

Desligar o Wi-Fi de vez em quando tem vantagens?

1. Desativar o Wi-Fi melhora a duração da sua bateria

Alguns computadores portáteis, especialmente os mais recentes e eficientes, contam com uma bateria que dura o dia inteiro. Mas… a maioria não. Se tem uma bateria de quatro horas que está a tentar prolongar durante um dia inteiro de trabalho ou várias aulas, então tem de fazer o que tem de fazer. Por vezes, isso significa cortar a Internet.

Caso não saiba, o rádio Wi-Fi do seu computador portátil está constantemente a fazer ping, à procura de um sinal. Assim, quer esteja ligado à Internet ou não, está a consumir um pouco de energia. Energia essa que pode vir a fazer falta mais tarde.

Além de tudo isto, o seu computador está repleto de programas ligados à Internet que estão a ser executados em segundo plano, o que claro está, significa uso de recursos valiosos, que por sua vez também significa que a bateria está a sofrer.

  • Nota: Mesmo que o seu navegador Web não esteja aberto, pode ter o Outlook a descarregar correio eletrónico ou o Dropbox a carregar ficheiros. O seu computador pode estar a descarregar actualizações do sistema. Pode ter um antivírus a atualizar a sua base de dados.

Todos estes programas utilizam um pouco de poder de processamento. Mas, quando a Internet está desligada, eles podem fazer uma pausa.

Em suma, ao cortar o Wi-Fi, reduz a quantidade de energia que o seu computador gasta à procura de um sinal e a capacidade de processamento necessária para alimentar todos os programas que navegam na Web em segundo plano.

2. Segurança com air gap: A derradeira defesa

zenbook 14 OLED

Atualmente, a maioria das vulnerabilidades de segurança atinge-nos através da Web.

Basta clicar num link errada e alguém vai instalar software malicioso capaz de dar acesso até à mais importante das suas informações. Por vezes, bloqueiam-no e pedem-nos um resgate.

Dito tudo isto, se tivermos sido comprometidos, cortar a ligação à Internet é a nossa primeira linha de defesa (embora isso não ajude se o nosso PC já estiver refém). Corta o fio, por assim dizer, entre os actores nefastos e a nossa máquina. É por isso que a proteção do seu computador é a melhor defesa.

Desligar a sua ligação à Internet também melhora a sua privacidade. Os rastreadores executados no seu navegador Web ou em aplicações em segundo plano não podem reportar para casa se a ligação for cortada. Alguns podem enviar informações assim que se voltar a ligar, mas outros simplesmente desistirão.

Podemos até dizer que as versões mais recentes do Windows são famosas pela quantidade de informação que rastreiam, mas um computador Windows offline continua a ser um computador privado.

3. Elimine as notificações e as distracções da Internet

A Internet pode ser um local caótico para trabalhar. Existem muitos livros sobre o assunto, mas não precisa de fazer muita pesquisa para perceber que as notificações são uma distração, especialmente se trabalhar remotamente.

As distracções são igualmente prejudiciais para a conclusão dos seus trabalhos de curso ou para a entrega atempada de um manuscrito.

É exatamente por isso que existem aplicações e programas para o ajudar a concentrar-se. Mas, novamente, a solução mais fácil é simplesmente desligar o Wi-Fi.

Se não precisa de Internet para estudar ou trabalhar, então não precisa de ter o Wi-Fi ligado. Faça o mesmo no smartphone. Afinal, se está a desligar o Wi-Fi para eliminar distracções, tem de o fazer noutras áreas para além do computador. Não está a fazer nenhum favor a si próprio se reduzir os pings que aparecem no seu ambiente de trabalho, se eles vão continuar a aparecer no telemóvel.

Conclusão

Desligar o Wi-Fi de vez em quando é um truque de vida simples com uma série de benefícios. Não procure uma solução complicada para os seus problemas quando o que pode ser a melhor opção já está incorporado. Arraste o rato para o canto do ecrã e elimine o ícone de Wi-Fi, nem que seja por pouco tempo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também