Tem mesmo de desligar o telemóvel da carga aos 80%

Ligar o telemóvel antes de dormir e deixá-lo carregar durante a noite é um ritual noturno para muitos de nós. Mas, na verdade, é melhor para a saúde da bateria a longo prazo se não estiver a atingir os 100% em cada recarga. Com isto em mente, os fabricantes de telemóveis começaram a adicionar tecnologia que gere o carregamento da bateria com mais cuidado. No caso dos smartphones Android, isso significa poder receber alertas personalizados em determinados pontos de carregamento. Mas o melhor mesmo que tem a fazer é desligar o telemóvel da carga aos 80%.

Tem mesmo de desligar o telemóvel da carga aos 80%

A ciência de não carregar totalmente o telemóvel

É perfeitamente seguro manter o telemóvel carregado até 100% sempre que ligar o carregador, e não o vai estragar ou causar uma explosão. No entanto, devido à forma como as baterias de iões de lítio funcionam, em termos de saúde a longo prazo, cerca de 80-85% é o ponto ideal para tirar o máximo partido delas.

Essencialmente, trata-se apenas de um processo de envelhecimento químico, e é algo de que a Samsung, a Apple e outras empresas falam quando se trata dos seus gadgets. Se continuar a carregar um telemóvel quando a bateria já está no limite da sua capacidade, é como deitar mais água numa esponja já saturada, o que significa que a bateria se vai desgastar mais rapidamente.

modo de poupança de bateria sempre ativado, bateria do telemóvel

O papel de uma bateria é armazenar energia eléctrica sob a forma de energia química até que esteja pronta a ser utilizada novamente como energia eléctrica. Entretanto os aparelhos modernos utilizam baterias recarregáveis que podem ser reutilizadas muitas vezes (imagine ter de substituir a bateria do seu smartphone sempre que esta se esgota). No entanto, essa capacidade de recarga degrada-se gradualmente com o tempo.

A transferência de energia da bateria para o smartphone e vice-versa é gerida principalmente por electrões, e impedir que o telemóvel carregue totalmente (ou descarregue completamente) com demasiada regularidade reduz algum do “stress” sobre os electrões. Em última análise, isto significa que mais energia armazenada pela bateria chega ao telemóvel.

Com o passar dos anos, as baterias de iões de lítio e os telemóveis a que estão ligadas tornaram-se melhores na gestão deste stress e na limitação do seu impacto. No entanto, ainda existem medidas que pode tomar para manter a bateria do seu telemóvel num estado mais saudável. Tudo durante um período de tempo mais longo – e limitar os carregamentos completos é uma dessas medidas.

Tem um smartphone Samsung? É fácil preservar a bateria!

Como configurar e ativar a Proteção de Bateria

Na pesquisa do seu smartphone Samsung Galaxy pode escrever proteção da bateria. Aí vai chegar a uma secção onde estão disponíveis três opções principais. São elas a Básica, Adaptativa e Máxima. Se tem um horário definido e sabe quando vai estar a dormir e longe do telemóvel, utilize o modo adaptativo. Este modo permite que o telemóvel carregue lentamente até 100% durante um período de tempo mais longo.

O modo básico carrega simplesmente o telemóvel até 100% e depois pára, deixando-o descarregar até 95% antes de o carregar novamente. Isto funciona para evitar a deterioração, mas não é o método mais eficaz.

A terceira opção, máxima, impede completamente a bateria de carregar para além de 80%. Esta é uma forma extrema de proteção da bateria, mas fará maravilhas para a manter funcionar. Isto depois de outras partes do telefone começarem a morrer.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também