Vale a pena desligar o controlo de tração do seu automóvel?

Algumas pessoas dizem que é boa ideia desligar o controlo de tração do seu automóvel para se divertir ao máximo ao volante. No entanto esse não é necessariamente o caso. Embora as versões de primeira geração possam ter sido um pouco desajeitadas, desde a implementação obrigatória do controlo de tração nos automóveis novos em 2012, a tecnologia evoluiu bastante. Sim, há casos em que o sistema de controlo de tração do seu automóvel o está a atrasar, mas esse é o objetivo. Sair das curvas numa superfície molhada ou acelerar quando as coisas estão escorregadias pode fazer com que o carro corte subitamente o acelerador, para, como o nome sugere, controlar a tração. Sabendo isso será que ainda vale a pena desligá-lo?

Vale a pena desligar o controlo de tração do seu automóvel?

O controlo de tração é mesmo utilizado em alguns modelos de carros de corrida. Isto porque, como diz o ditado (referindo-se aos pneus), “girar não é ganhar”. Com a evolução da tecnologia de condução moderna, há uma boa hipótese de que desligar o controlo de tração o possa prejudicar. Isto quer esteja a conduzir em estradas com neve ou a tentar estabelecer um recorde pessoal na pista de corridas.

Car interior gauge ESP light.

O que é o controlo de tração e como funciona?

O controlo de tração é um sistema que monitoriza constantemente a velocidade de rotação das rodas em relação umas às outras e regula a(s) roda(s) em rotação livre. Assim, se estiver a conduzir numa superfície escorregadia em condições frias e a sua roda começar a atingir RPMs mais elevadas do que as outras, o sistema de controlo de tração limita a rotação da roda para lhe dar a melhor hipótese de ganhar tração. Isto pode ser útil numa série de situações. Talvez a utilização mais aplicável do controlo de tração seja quando se conduz numa curva com uma superfície escorregadia. Se o seu carro começar a deslizar e as rodas girarem livremente enquanto o motor faz uma rotação máxima, as suas hipóteses de corrigir esse deslize são drasticamente prejudicadas. A maioria dos condutores não está preparada para este tipo de recuperações de derrapagem.

Carro, iuc, ruído pneus

Assim, o sistema de controlo de tração do seu automóvel, que limita a potência que chega às suas rodas, dá-lhes a oportunidade de se agarrarem a zonas mais aderentes por onde está a passar, em vez de deslizarem sobre elas. Na maior parte dos casos, o controlo de tração deve ser deixado ligado. Em condições de condução normais, praticamente nunca há um ponto em que faça sentido desligar o controlo de tração.

Quando se deve desligar?

No entanto, em casos extremos, quer seja numa pista ou em situações de emergência, existem alguns casos em que o controlo de tração pode ser um problema. Se estiver a conduzir o seu carro numa pista de corrida, a menos que seja um carro de alto desempenho com controlo de tração optimizado para corridas, há uma boa hipótese de o controlo de tração o abrandar. Outro exemplo em pista seria o drifting. Quando o objetivo é fazer deslizar o carro, o controlo de tração vai definitivamente atrapalhar.

cor do carro acidentes, danificar o automóvel

Em determinadas situações de emergência, é possível que desligar o botão do controlo de tração o possa ajudar. Por exemplo, se estiver preso na neve ou lama não muito profunda, a rotação contínua dos pneus pode ser exatamente o que precisa para sair. Embora quando está ativado, possa ajudar a evitar que se enterre num buraco demasiado grande. Se, no entanto, estiver equipado para a situação, com placas de tração, é melhor desactivá-lo, uma vez que pode continuar a detetar o deslizamento e a cortar a potência de forma irritante, quando estiver a fazer bons progressos com as outras ajudas à tração.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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