Tem mesmo de desligar o carro antes de meter gasolina?

Desligue o seu carro quando estiver na bomba de gasolina, ou então ele explodirá. Para além de não colocar gasóleo no seu carro a gasolina, esta é a primeira lição que aprende quando se senta ao volante. Embora breve, a lição provoca medo no coração de quase todos os jovens condutores, garantindo que todos os carros na bomba de gasolina têm de estar desligados. Mas até que ponto é realmente verdade? Tem mesmo de desligar o carro antes de meter gasolina?

Tem mesmo de desligar o carro antes de meter gasolina?

Nunca se deve deixar o carro a trabalhar quando se está a meter gasolina, por isso, vamos começar por esclarecer isso. Quando o seu veículo está a funcionar, produz calor e eletricidade, que são as últimas coisas que quer que entrem em contacto com a gasolina, que é altamente inflamável. Embora as bombas de gasolina utilizem uma forma inteligente de fechar as pegas das bombas, estas continuam a estar cobertas de partículas que podem facilmente inflamar-se.

Não é uma receita infalível para o desastre, mas basta que esses vapores entrem em contacto com o seu conversor catalítico, que produz calor. Da mesma forma, qualquer falha eléctrica, como uma vela de ignição avariada, pode facilmente criar uma faísca e inflamar os vapores de gasolina. Por isso, a menos que saiba o estado exato de cada peça do seu carro – o que é altamente improvável – deve sempre desligar o veículo antes de abastecer.

Outras coisas a evitar quando se abastece com gasolina

Embora desligar o carro seja, sem dúvida, a primeira coisa que deve fazer antes de meter gasolina, há muitas outras acções que não deve fazer na bomba de gasolina para evitar uma explosão.

desligar o carro antes de meter gasolina

Não entre e saia repetidamente do seu veículo. Tal como deixar o carro a trabalhar, isto acumula eletricidade estática. Na pior das hipóteses, a eletricidade pode saltar da sua mão para a bomba de gasolina, provocando uma faísca e inflamando a gasolina. Num estudo o Petroleum Equipment Institute descobriu que a acumulação de eletricidade estática ao voltar a entrar num veículo causou quase 50% dos incêndios em bombas de gasolina. Assim, embora toda a gente saiba que deve desligar o carro antes de abastecer, entrar e sair do veículo pode ser igualmente – se não mais – perigoso. Para o evitar, toque numa superfície metálica antes de pegar na bomba. Assim isso descarregará qualquer eletricidade estática remanescente.

Desligar todos os acessórios de carregamento também garante que o seu carro não produz eletricidade durante o abastecimento de combustível. Isto pode ser facilmente esquecido, mas mesmo com o veículo desligado, alguns acessórios – particularmente aqueles com fios desgastados – continuam a armazenar energia dentro deles. Embora seja bastante improvável que cause problemas significativos, não custa nada estar prevenido.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também