A Smart TV e todos os vários dispositivos e acessórios de apoio podem dar origem a uma carga extra surpreendente, aumentando as contas de eletricidade mesmo quando não os estamos a utilizar. É por esse motivo que pode poupar muito se os desligar da tomada. Mas na realidade quando poupa ao desligar da tomada a Smart TV e acessórios?
Desligar da tomada a Smart TV e acessórios ajuda a poupar muito!
Há vários tamanhos de televisores com várias gerações diferentes de otimização de energia e por isso cada caso é um caso. Seja como for a verdade é que todas gastam energia em stand-by. Junte-se isto a consolas, dispositivos de streaming, receptores multimédia, barras de som, boxes e o valor pode ser realmente alto.
Mas podemos falar sobre o consumo médio de energia em modo de espera de dispositivos para que possa estimar quanta energia em modo de espera os sistemas estão a usar.
Primeiro, vamos ver as médias de vários dispositivos
A Smart TV consome uma carga em espera de ~10W
Alguns modelos quase não consomem energia em modo de espera e utilizam menos de 1W, enquanto outros chegam a utilizar 20W. É seguro estimar que o seu consome provavelmente cerca de 10W.
A box consome cerca de ~10W
As box são notórios vampiros de energia. Ainda assim torna-se habitual um consumo de energia em inatividade tão elevado como 25W, embora existam agora modelos mais leves com uma melhor otimização de energia. Seja como for é seguro estimar que a sua caixa está provavelmente a consumir cerca de 10W.
Streaming: Carga em espera ~1W
Os sticks, dongles e caixas de streaming consomem muito pouca energia. O consumo em inatividade é normalmente igual ou inferior a 1W.
Consolas de jogos: Carga em espera ~12W
Se tiver ajustado as definições da sua consola de jogos para utilizar as opções mais económicas em termos de energia, a carga em modo de espera será provavelmente de cerca de 0,5-1W.
Recetor: Carga em espera ~25W
Os receptores variam muito na quantidade de energia em standby que utilizam. Pode ter uma unidade que consome menos de 1W de energia em modo de espera, ou pode ter uma unidade que não tem um modo de espera propriamente dito, e deixá-la ligada e pronta consome 75W ou mais. No entanto conte com 25 W como meio-termo.
Barra de som: Carga em espera ~5W
As barras de som consomem menos energia, na maior parte das vezes, do que os receptores estéreo, mas o consumo de energia é muito variável. Alguns modelos consomem apenas um watt, enquanto outros têm uma potência de standby muito mais elevada, de cerca de 10W.
Estimativa do custo em carga inativa
Vamos então juntar todas essas cargas de energia estimadas. Digamos que tem o televisor (10W), mais uma box (10W), uma consola de jogos com um modo de arranque rápido (12W) e um dispositivo de streaming (1W). São 36W de potência em standby.
Agora só precisamos de usar uma equação simples, com a qual já está familiarizado para medir o seu consumo de energia. Isto para ver quanto nos custam 36W de energia inativa ao longo de um ano.
Temos de multiplicar os watts pelo tempo que os dispositivos que consomem watts estão ligados e dividi-lo por 1000 para converter watts em quilowatts-hora (kWh), que é a unidade de faturação da sua companhia de eletricidade. Há 8760 horas num ano, por isso vamos utilizar esse valor para o nosso tempo.
(36W * 8760H)/1000 = 315,36 kWh
Agora só precisamos de multiplicar o número de kWh pelo preço que a nossa empresa de eletricidade cobra por kWh. A média nacional é de 15 cêntimos por kWh, por isso vamos utilizá-la.
315,36 kWh * 0,15 por kWh = 47,30 Euros
Ao longo do ano, o consumo de energia do nosso televisor e dos acessórios que o acompanham custa cerca de 47 Euros. Agora pense noutras coisas que tem em sua casa em Stand By e veja quanto está a pagar a mais.