Smartphones: podem segui-lo se desligar a localização?

A questão da privacidade tem ganho cada vez mais relevância nos últimos tempos. De facto, os perigos estão à espreita em todo o lado e quando achamos que estamos seguros eis que surgem descobertas muito interessantes. Tudo porque temos uma falsa noção de segurança. Dito isto, no caso dos smartphones sabia que podem segui-lo mesmo se desligar a localização?

Smartphones: podem segui-lo se desligar a localização?

É verdade que desligar o serviço de localização incorporado no smartphone ajuda a ocultar a nossa localização. No entanto, podem ser utilizadas outras tecnologias e técnicas para revelar a localização do dispositivo!

Estações de transmissão dos operadores móveis

Estas estações de transmissão podem detetar a localização do seu smartphone. Primeiro identificam a qual está ligado. Depois medem o tempo que um sinal leva a fazer uma viagem de ida e volta entre as diversas antenas e o seu smartphone. Este atraso é calculado e convertido numa distância ou alcance específico, que devolve uma localização com bastante precisão. De facto, não falha.

Android desativar localização

Redes Wi-Fi públicas

As Redes Wi-Fi gratuitas são muito comuns hoje em dia. Estão por todo o lado, e pode ser tentador ligar-se a uma quando não queremos gastar dados. Mas o que se passa é o seguinte. As redes wi-fi públicas representam outra forma de se localizar o seu dispositivo, mesmo com os serviços de localização desligados.

Android desativar localização

A maioria dos fornecedores de redes Wi-Fi gratuitas recolhe informações do seu dispositivo, como o endereço Mac. Depois, podem usá-lo para manter registo dos locais que visita sempre que se liga a qualquer hotspot do mesmo fornecedor.

StingRays

Os StingRays (também conhecidos como simuladores de redes móveis) funcionam muito como as antenas de telemóveis. No entanto, o único objetivo é seguir o seu smartphone em vez de lhe dar conetividade ou chamadas.

android, jornalistas spyware ativistas

Assim um StingRay simula uma torre de telemóvel para obter dispositivos móveis próximos. Eles são utilizados principalmente pelas forças policiais para seguir dispositivos numa determinada área. Entretanto transmitem sinais mais fortes do que as antenas dos operadores, o que obriga os telemóveis a desligarem-se daquelas a que estão ligados e a irem para estas.

Spyware

O spyware pode-se utilizar para seguir o seu dispositivo mesmo quando o seu GPS está desligado. A forma mais comum de este malware ter acesso a um equipamento é através de um trojan que permite um acesso contínuo ao seu smartphone.

Bug no Android

Existem muitas razões pelas quais pode querer impedir que o seu smartphone seja localizado. Pode ser por privacidade e, às vezes, até por razões de segurança.

Como evitar ser seguido?

Desligue o Wi-Fi em locais públicos

A maioria dos smartphones liga-se automaticamente a redes Wi-Fi disponíveis. Desativar a ligação Wi-Fi do seu smartphone em locais públicos elimina o risco de o seu dispositivo se ligar automaticamente a uma rede que recolhe dados de localização.

Desative o GPS

Desligar os serviços de localização do seu smartphone garante uma camada de segurança contra os sistemas de localização mais comuns.

Utilize uma VPN

Uma Rede Privada Virtual (VPN) permite-lhe navegar na internet de forma anónima, criando uma rede privada. Quando utiliza uma VPN durante a navegação, encripta os seus dados de internet, ocultando o seu endereço IP e a localização física.

Verifique as permissões das aplicações

Entretanto todas as aplicações requerem determinadas permissões para funcionar corretamente. Mas deve ter cuidado com pedidos de permissão duvidosos. Assim quando uma aplicação que não requer os seus dados de localização para funcionar os pede é sempre um grande sinal de alerta. Assim desinstale qualquer aplicação que solicita mais permissões do que eventualmente necessita.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também