Como já noticÃamos durante esta última semana, a recentemente lançada gama de smartphones iPhone 15 está a ser um sucesso incrÃvel em quase todos os mercados, à exceção de um. O problema é que este é um dos mercados mais importantes para a Apple… A China.
Por várias razões, o mercado Chinês não encontra razões suficientes para dar o salto, e como tal, está até a preferir aquilo que a Huawei está a ser capaz de oferecer com os seus novos Mate 60. Uma situação inesperada no lado da Apple, e que pelos vistos está a meter a equipa de desenvolvimento em alvoroço.
Afinal, caso não saiba, as vendas na China equivalem a mais ou menos 22% do total de aparelhos enviados pela Gigante Norte-Americana para o mercado global de smartphones. Uma descida na procura de 4.5% equivale a uma perda de vendas à volta das 12 milhões de unidades.
Desiludido com o iPhone 15? O iPhone 16 vai mudar isto!
Portanto, para dar a volta já no próximo ano, a Apple está a equacionar algumas mudanças interessantes na próxima geração iPhone 16. Isto deve significar suporte a modem 5G mais poderoso, suporte a Wi-Fi 7, uma nova lente ultrawide de 48MP, e possivelmente até alguns toques no design.
Entretanto, nos modelos normais, a Apple decidiu não “reciclar” o chip do ano anterior com os novos iPhone 16 e 16 Plus a serem baseados em dois novos processadores completamente novos, ambos baseados no processo de 3nm. É assim esperado que a Apple fuja de todos os problemas do atual SoC A17 Pro. Tudo para dar origem aos A18 e A18 Pro, que como o nome indica, vão ter algumas diferenças na performance (e preço).
Em suma, a questão agora é… Isto chega? Ou o que está a acontecer no mercado Chinês é apenas o princÃpio de uma mudança de paradigma? A Apple precisa de mudar completamente a sua estratégia? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!