Não deve ignorar o desgaste excessivo ou irregular dos pneus porque isso indica que algo está errado com o seu veÃculo. Há uma série de causas que o podem provocar, a maioria das quais são razoavelmente fáceis de diagnosticar e reparar. O desgaste irregular dos pneus significa que algumas áreas estão a desgastar-se mais rapidamente do que outras. Por exemplo, o piso exterior pode estar quase a desaparecer, mas o piso interior pode ainda estar dentro do limite legal. Seja como for isto é a indicação mais óbvia de que os seus pneus estão a desgastar-se de forma irregular. Mas há outras coisas a que tem de estar atento.
O que causa o desgaste excessivo ou irregular dos pneus?
Pressão incorreta dos pneus
Há uma razão para os fabricantes de automóveis fornecerem diretrizes sobre a pressão dos pneus. Conduzir com pneus com pressão excessiva ou insuficiente não só representa um risco para a segurança, como também provoca um desgaste irregular do piso.
Os pneus corretamente cheios otimizam a distribuição do peso do veÃculo e das forças de travagem, de curva e de aceleração. A área de contacto do pneu altera-se em função da sua pressão, o que pode levar a um desgaste anormal.
Se não tiver a certeza de qual deve ser a pressão dos seus pneus, há três locais onde pode normalmente encontrar a informação. No manual do veÃculo, à volta da soleira da porta do condutor e no interior da tampa do depósito de combustÃvel
Suspensão gasta
A suspensão tem impacto na forma como os seus pneus entram em contacto com a estrada. Um componente gasto, como uma junta esférica ou uma mola, pode colocar uma carga maior num dos lados do pneu, levando a um desgaste irregular. Uma suspensão defeituosa também pode fazer com que as rodas fiquem desalinhadas, outra das principais causas de desgaste anormal.
Veja aqui se o seu carro necessita de uma reparação à suspensão.
Rodas desalinhadas
Quando as rodas estão desalinhadas, estão demasiado inclinadas para fora ou para dentro. Pode resolver este problema marcando um alinhamento de rodas. Também vale a pena investigar se existe algum problema com a suspensão que tenha causado o desalinhamento das rodas.
Travagens bruscas
Entretanto se travar com frequência a alta velocidade, as suas rodas podem bloquear, provocando um desgaste excessivo e pontos de furo nos pneus. Os travões defeituosos são outra causa potencial – se não forem reparados, podem acabar por desequilibrar a suspensão, o que provavelmente terá impacto nos pneus.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!