Desenvolver jogos é caro… É mesmo muito caro!

Todos nós gostamos de olhar para o mais recente hardware do mercado, como é o exemplo da PlayStation 5 Pro, e é também o exemplo da nova geração de placas gráficas da NVIDIA e da AMD, para começar a sonhar com jogos ainda mais realistas, graças a uma qualidade gráfica nunca antes vista no mundo dos videojogos.

Mas, além do encarecimento quase absurdo das consolas e hardware que dá vida aos nossos PCs, a realidade é que desenvolver jogos capazes de aproveitar toda esta performance visual não está a ficar mais barato… Muito pelo contrário!

Isto é mau para todos!

Desenvolver jogos é caro… É mesmo muito caro!

Pode achar que os gráficos não melhoraram assim tanto quanto isso na mais recente geração de consolas (exemplo: PS4 -> PS5), e de facto vai estar correto. Mas, os custos de desenvolvimento aumentaram de forma absurda no lado dos estúdios. Existem exemplos em que o orçamento de produção duplicou, ou até triplicou, de forma a desenvolver jogos para a PS5, Xbox Series X, e claro, para o PC.

Algo que torna este negócio quase insustentável! Isto porque existe uma resistência muito grande ao aumento do preço dos jogos. Desta forma, se os jogos não podem aumentar, mas o custo de produção continua a aumentar todos os anos… Algo vai ter de quebrar em algum lado.

Por exemplo, Marvel’s Spider-Man 2, originalmente lançado em 2023, tirou de facto partido do hardware mais avançado da PlayStation 5. Porém, teve um custo de desenvolvimento à volta dos 300 milhões de dólares… Tem ideia de que isto é mais que o triplo daquilo que Spider-Man 1 custou apenas 5 anos antes.

Assim, apesar de ser sempre incrível ver jogos com gráficos quase inacreditáveis, a realidade é que a mais recente geração de jogadores parece dar mais atenção à jogabilidade e não à qualidade visual.

É exatamente por isso que jogos menos exigentes no campo gráfico, como Fortnite, Roblox, Genshin Impact e Minecraft são sucessos incríveis, alguns deles há uma série de anos.

A resposta pode estar na Inteligência Artificial!

Como é óbvio, ainda não existe um consenso para o futuro. Porém, os especialistas acreditam que a massificação da IA vai simplificar o desenvolvimento, e como tal, vai também baixar custos para os estúdios.

Mas, como está, a realidade é que vai ser muito difícil manter esta trajetória, e como tal, vamos ter cada vez menos estúdios, a lançar cada vez menos jogos. O que é mau para todos, como dissemos em cima.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também