Os smartphones Android contêm baterias de iões de lítio, que têm uma quantidade limitada de ciclos de carga. É por isto que é má ideia deixar descarregar a bateria do seu smartphone até aos 0%. Ao deixar que isto aconteça, está a esgotar os ciclos de carga mais rapidamente, o que pode levar a uma redução da vida útil e a um declínio gradual do desempenho ao longo do tempo.
Deixar descarregar a bateria do smartphone até aos 0% é mau!
Agora pode estar a pensar que o seu smartphone Android é relativamente novo e ainda está dentro da garantia. De certeza que pode obter uma substituição dentro deste período se a bateria morrer subitamente? Bem, muitas vezes os problemas da bateria não são assim tão imediatos no início e pode já estar a ter problemas sem saber. Sempre que a bateria chega a zero, corre o risco de a calibragem da bateria se tornar mais imprecisa. Isto significa que a percentagem de bateria comunicada não está alinhada com a capacidade real da bateria, o que leva a indicadores de nível de bateria incorretos. Por exemplo, a bateria pode desligar-se a 10% quando na realidade está a 0%.
Não existe uma percentagem exata a atingir ao carregar a bateria, mas recomenda-se que a ligue antes de receber a notificação de carga fraca. 20% a 40% é normalmente um bom intervalo, para além de o retirar da carga antes de atingir os 100%. Isto deve-se ao facto de o carregador de alta tensão poder desgastar a bateria se ficar ligado durante muito tempo. Em alternativa, se não conseguir aceder a um carregador de parede durante o dia, considere a possibilidade de utilizar carregadores para automóveis, powerbanks ou portas USB para computadores.
Esta questão dos ciclos de bateria é importante para a duração da mesma e até para quando vai vender o seu equipamento. Especialmente no caso dos iPhone é logo uma coisa que gostam bastante de verificar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!