Ative esta função para descansar a vista no seu Windows

Hoje em dia é praticamente inevitável passarmos algum tempo em frente ao ecrã do computador. O problema é que apesar de necessário, isto provoca cansaço e fadiga ocular. Felizmente, o Windows oferece uma funcionalidade incorporada que pode ajudar a aliviar este problema e a descansar a vista no Windows.

O que é a Luz Noturna?

A Luz Noturna é uma funcionalidade do Windows 10 e 11 concebida para reduzir a luz azul emitida pelo seu ecrã. A luz azul, embora benéfica durante o dia, pode causar cansaço visual e perturbar o ciclo de sono quando exposta a ela à noite.

Abra as Definições, clique em Sistema no painel esquerdo e, em seguida, clique em Ecrã na secção direita. Na secção Luminosidade e cor, ative ou desative a Luz noturna. Também pode clicar no painel para personalizar outras opções e adaptá-las às suas preferências.

ative esta função para descansar a vista no seu windows

Pode programar a Luz noturna, definindo horas específicas para a Luz noturna se ligar e desligar automaticamente, como do pôr do sol ao nascer do sol. Também pode controlar a intensidade da cor quente, tornando-a tão subtil ou tão forte quanto desejar. As cores mais quentes são mais eficazes na redução do cansaço visual, mas deve experimentar para ver qual é a mais confortável.

Ao configurar a Luz noturna, pode reduzir significativamente a exposição à luz azul do seu ecrã, ajudando a minimizar a tensão ocular e a melhorar o seu conforto geral durante longos períodos de utilização do ecrã.

Como funciona?

As temperaturas de cor mais elevadas emitem mais luz azul e parecem mais frias, como a luz do dia. As temperaturas de cor mais baixas emitem menos luz azul e parecem mais quentes, como a luz de velas. A luz noturna funciona ajustando a temperatura da cor do ecrã para tons mais quentes, que são mais agradáveis para os olhos e menos susceptíveis de interferir com o sono.

A Luz noturna altera a temperatura da cor do ecrã para a extremidade inferior (vermelho) do espetro de cores, reduzindo a quantidade de luz azul emitida e criando uma experiência de visualização mais calma e confortável. O Windows, essencialmente, aplica um filtro de cor que “bloqueia” efetivamente alguma da luz azul.

O sistema operativo faz isto manipulando os valores RGB (vermelho, verde, azul) dos pixéis que estão a ser apresentados – diminuindo a componente azul e aumentando ligeiramente a componente vermelha para obter um tom de cor mais quente.

Esta funcionalidade é particularmente benéfica quando se utiliza o computador ao fim da tarde ou à noite. As cores mais quentes são mais agradáveis para os olhos, especialmente em condições de pouca luz. Além disso, a luz azul pode suprimir a produção de melatonina, uma hormona que regula o sono. A luz noturna ajuda a minimizar esta perturbação.

No entanto esta função não elimina completamente a luz azul. Simplesmente reduz a sua intensidade para um nível mais confortável para os seus olhos, especialmente durante a noite.

Dito isto, a Luz Noturna é uma funcionalidade simples mas eficaz do Windows que pode reduzir significativamente a tensão ocular, permitir um sono melhor e melhorar a sua experiência de visualização geral. De facto é uma boa forma de descansar a vista no Windows.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também